29 de Maio: Dia Mundial da Saúde Digestiva Prevenção é o melhor caminho para evitar complicações

Especialista alerta sobre hábitos que podem prejudicar o bom funcionamento do aparelho digestivo e causar doenças

Assim como em todas as partes do corpo, a região responsável por receber alimentos também merece atenção. Quando negligenciada, essa área pode ser responsável por sérios danos à saúde. Pensando nisso, a Organização Mundial de Gastroenterologia estabeleceu um dia especial para que diversos países pudessem discutir o tema. 29 de maio foi a data escolhida internacionalmente como o Dia Mundial da Saúde Digestiva.

O cirurgião endoscopista Bruno Sander, especialista em gastroenterologia e nutrólogo, explica que o sistema digestivo é composto por várias áreas e diversas funções. De acordo com o médico, todos esses pontos precisam agir em harmonia para que o processo de alimentação ocorra totalmente saudável. “O aparelho digestório vai desde a boca até o ânus. Quando qualquer parte dessa estrutura funciona de maneira inadequada, todo o resto é prejudicado. Por isso, estar atento a qualquer alteração e evitar complicações é fundamental em qualquer caso.

Principais doenças

Sander comenta que as principais doenças dessa região, geralmente, estão relacionadas a alguns hábitos adquiridos ao longo da vida. “A alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, estresse, entre vários outros problemas, são responsáveis por muitos transtornos. Portanto, a prevenção é a melhor maneira de diminuir os índices de complicações na saúde digestiva”, garantiu.

Entre as principais queixas, Bruno cita as úlceras estomacais, azia, gastrite, pancreatite, síndrome do intestino irritável e, entre as mais graves, a doença de Crohn. “O câncer de intestino também é um problema sério, porém com menos ocorrências na população. Mas, um ponto em comum entre todas essas doenças é o fato de que, quando não tratadas, podem causar sérios danos à saúde”.

Por isso, o especialista alerta que o diagnóstico precoce é a melhor forma de curar e evitar complicações de qualquer doença. “Ao sentir qualquer sintoma, o recomendado é procurar um médico imediatamente e evitar automedicação. Irritações frequentes no estômago, dores de barriga, alterações significativas nas fezes, diarreia e, até mesmo, o mau hálito ou alterações na boca sem motivo aparente merecem atenção”, alertou o diretor clínico do hospital dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte.

Fonte: Bruno Sander, médico cirurgião endoscopista, especialista em gastroenterologia e nutrologia. É diretor clínico do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (www.sandermedicalcenter.com.br).

Total
0
Shares
Related Posts
Read More

Rodrigo Kimura – Divulgação. Maior entidade representativa do setor solar fotovoltaico no país, a ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – acaba de eleger seu novo Conselho de Administração para o período de 2022 a 2026. Entre os eleitos, está o diretor comercial da AXS Energia, Rodrigo Kimura, como conselheiro da Regional Sul. Com 20 anos de experiência profissional nos segmentos de geração e transmissão de energia, Kimura faz uma análise do atual cenário do setor no país. “Mesmo com os reflexos econômicos deixados pela Pandemia do COVID 19, o mercado de energia limpa permanece em franca expansão no Brasil, e as projeções para 2022 são muito positivas. Espera-se investimentos da ordem de mais de R$ 50 bilhões no setor. Um fator que tem tracionado muito o crescimento das energias renováveis no Brasil é a busca dos consumidores, tanto pessoas físicas como jurídicas, por soluções para reduzir os seus gastos com energia. Neste momento, as fontes renováveis como a Solar têm feito a diferença neste processo de economia. Fazer parte do conselho da Absolar neste momento é uma oportunidade de contribuir com o setor com objetivo de dar sustentação a este crescimento planejado, comenta. Kimura atualmente é responsável por toda estratégia comercial e de marketing da AXS Energia, que realiza trabalhos para o desenvolvimento do setor solar brasileiro. Para ele, um dos grandes desafios é combater alguns mitos em relação à energia solar, como a acessibilidade. “Grande parte da população ainda acredita que essa é uma alternativa inacessível do ponto de vista financeiro, o que não é verdade. Atualmente existem alternativas que facilitam o acesso. Na AXS, por exemplo, existem planos de energia por assinatura que dispensam investimentos e qualquer tipo de instalação. Basta fazer o cadastro via site para passar a usufruir de uma energia limpa e mais barata”, argumenta. A empresa atende clientes residenciais e pequenos comércios – com consumo entre 300 e 15.000 KWh por mês ou conta de energia acima de R$ 300. “Isso mostra que a energia solar veio para ficar e está acessível para todos”, finaliza. Sobre Rodrigo Kimura Engenheiro Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com MBA em Gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Possui 20 anos de experiência nos segmentos de geração e transmissão de energia. No segmento de energia solar, atuou na implantação de 500MW de potência instalada (energia suficiente para atender 500 mil residências) e, na geração distribuída, foi responsável pela implantação de 4 mil usinas de micro e minigeração nos segmentos residenciais e comerciais. Atualmente, é diretor comercial e de marketing da AXS Energia, e membro do Conselho de Administração da ABSOLAR.

Rodrigo Kimura – Divulgação. Maior entidade representativa do setor solar fotovoltaico no país, a ABSOLAR – Associação Brasileira…