A favor do meio ambiente: energia solar avança no Brasil

0
1348

Geração de energia limpa é um dos caminhos para combater a poluição cada vez mais evidente

Todos os dias, notícias relacionadas à crescente poluição preocupam a população brasileira. Queimadas, desmatamento e a contaminação do solo são apenas alguns dos problemas que merecem atenção. Portanto, pensar em soluções para lidar com tais questões é essencial. Um dos serviços que tem ganhado destaque quando o assunto é preservação do meio ambiente é a energia solar, também conhecida como energia fotovoltaica.

Este tipo de serviço se refere à energia gerada pela luz emitida do sol, ou seja, sem a necessidade de alterar aspectos naturais de um ambiente. O especialista em energia fotovoltaica e diretor da Insol Energia, Gustavo Silva, explica que a energia elétrica comum, geralmente proveniente de hidrelétricas ou do petróleo, é extremamente prejudicial ao ecossistema. “No caso das hidrelétricas, o desmatamento é um dos principais erros relacionados. Já no caso da energia originária do petróleo, pode ocorrer a liberação de diversos gases poluentes como o óxido nitroso, dióxido de carbono e o metano. Todos esses fatores podem causar danos irreversíveis e contribuir para a poluição”, destacou.

Energia Fotovoltaica

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Brasil possui 30% mais eficiência em produção de energia solar que a Alemanha, país considerado o principal produtor em energia limpa do mundo. “Ou seja, o que falta é conscientização sobre a importância desse sistema. Se todos os brasileiros entendessem a importância e os benefícios desse serviço, provavelmente teríamos a redução da poluição e os demais problemas”, comentou.

A boa notícia é que, mesmo que ainda falte um grande caminho a percorrer neste segmento no país, a energia considerada mais sustentável do mundo está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. “Além de ser ótimo para o meio ambiente, a economia brasileira também ganha muito com este serviço. A energia solar é ótima, tanto para a população residencial, quanto para os grandes empresários que podem economizar e produzir energia sustentável ao mesmo tempo. Por isso, muitos já apreciam esta iniciativa”.

Custo-benefício

Algo que preocupa muitas pessoas são os valores, considerados “altos”, na hora de construir a própria usina de energia solar. Gustavo esclarece que isso, na verdade, é um mito. “De fato, é preciso um investimento inicial para ter acesso à geração de energia própria, mas o retorno é totalmente superior, já que a economia de energia gira em torno de até 95%. Portanto, em longo prazo, os adeptos da energia fotovoltaica só tem a ganhar com este sistema”, concluiu.

Fonte: Gustavo Silva, especialista em energia solar e diretor da Insol Energia.

Artigo anteriorAnsiedade: como as Barras de Access podem ajudar?
Próximo artigoDesperte seu Poder e alcance seus maiores sonhos na vida!
■ Jornalismo: (Apoio) ______________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT: Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] ______________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor Adv. [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial / Digital ] - "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)". ______________________________________________________________________ ■ Canal 'Crítica Musical' com Felipe de Jesus (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ ______________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista (FESBH), Publicitário (IPSP), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes), Economista (UNIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecomunicações & TV (F.Nossa Senhora Aparecida / EAD). ______________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here