Falta de higiene bucal pode influenciar a saúde cardiovascular

0
1539

Doenças como AVC, infarto, arritmia cardíaca, dentre outras, podem ter início na cavidade bucal, alerta especialista

A falta de cuidado com os dentes não interfere somente na boca. Além de problemas que podem aparecer em todo o organismo, de acordo com um estudo do Instituto do Coração (InCor), da Universidade de São Paulo, cerca de 45% das doenças cardíacas começam na cavidade bucal.

Segundo o cirurgião dentista Thiago Penna, esse estudo reflete o que muitos especialistas já vinham alertando. “A boca é a porta de entrada para milhares de microrganismos. Ela contém inúmeras bactérias, além de possíveis feridas ocasionadas no dia-a-dia. Isso facilita a formação de infecções que podem entrar na corrente sanguínea e nas artérias, ocasionando diversas doenças, entre elas, as cardiovasculares”, explica.

Por esse motivo, os cuidados com a boca vão muito além da estética. “Toda a higienização deve ser feita com cuidado e de forma completa. A gengiva, os dentes e a língua são partes fundamentais para manter a saúde bucal e de todo o corpo”, garante.

O que fazer?

Thiago destaca a necessidade de higienizar a boca pelo menos três vezes ao dia. “O ideal é limpar com fio dental e escova após cada refeição”. E alerta que as visitas ao dentista devem ser feitas regularmente para avaliação adequada. “Somente um bom profissional poderá indicar corretamente se algo está fora do comum ou se existe algum aspecto ruim no organismo”, afirma.

Fonte: Thiago Penna, cirurgião dentista. Pós-graduado em Reabilitação Oral Avançada e Harmonização Oro Facial Avançada (Brasil / EUA). Proprietário Ampla Odonto Clínica.