Cuidados com a pele negra no verão

0
701

Tipo de pele costuma ser mais oleoso e requer diferentes necessidades na hora de tratar

Sabemos que a quantidade de melanina diferencia um tom de pele de outro, mas não é apenas isso. As peles mais escuras também têm maior número de glândulas sudoríparas, que produzem suor, e de sebáceas, responsáveis pelo sebo. Por conta disso, elas tendem a ser oleosas e com os poros dilatados, e mais propensas à acne, além de também mancharem com mais facilidade.

Por outro lado, a pele negra costuma ser “jovem” por mais tempo que as demais, por ser mais resistente aos efeitos do tempo, retardando o aparecimento das rugas.

Mas esse tipo de pele necessita de cuidados especiais, por isso, separamos as principais dúvidas e respondemos para vocês:

Devo usar protetor solar todos os dias? Sim! Apesar da pele negra ter mais proteção natural contra os raios UVA e UVB, ela também é mais propensa a manchas. O melasma e a melanina que protege e dá cor também escurece a pele se estimulada em excesso pelo sol. O ideal é usar um protetor com FPS 30, no mínimo.

Quais substâncias são melhores para a minha pele? Para esse tipo de pele, produtos livres de óleo são os ideais, pois mantém a pele sequinha e ajudam a evitar a acne. Texturas matte e gel oil free são as mais indicadas.

Preciso hidratar? Para todos os tipos de pele, o cuidado é essencial. De manhã, logo após a higienização, é imprescindível. Mas na hora de escolher o hidratante, vale a dica de escolher produtos também livres de óleo e com textura em gel, a fim de não causar mais cravos e espinhas. Existem várias opções no mercado de sabonetes com essas características específicas.

Como uniformizar o tom com os produtos? Alguns produtos no mercado ajudam a prevenir e tratar manchas. Use os com base em ativos, como o ácido fítico, ácido kojico e vitamina C. Essa última, em especial, já está bastante popular no mercado, pelos seus visíveis benefícios para a pele. Géis de limpeza, protetor solar, tônicos e séruns com esse ativo são facilmente encontrados. Geralmente são usados à noite, após a limpeza. Mas cuidado! Evite usar produtos com hidroquinona, pois ela despigmenta demais a pele.

E com o corpo? Precisa desses mesmos cuidados? A hidratação corporal nunca deve ser deixada de lado. Além dos cuidados internos que agem de dentro pra fora, como tomar muita água e manter o consumo de frutas e verduras na alimentação, cuidados externos também ajudam. Cotovelos e joelhos são áreas bastante ressecadas, portanto, uma esfoliação de uma a duas vezes por semana é ideal, além do uso de cremes hidratantes diariamente. A esfoliação também ajuda a prevenir a foliculite, uma inflamação da raiz do pelo que é muito comum em peles negras.

Fonte: Jessica Avelino é biomédica estética. Atualmente trabalha com estética corporal e facial avançada,harmonização facial e diversos tipos de tratamentos. Cuida de recuperações estéticas nos pacientes. Atua em clínica especializada em Belo Horizonte – MG.

Artigo anteriorPartilhas e Ações Judiciais: Você sabe qual é o procedimento correto e o que fazer para evitar dores de cabeça nesse momento ‘familiar’ tão delicado?
Próximo artigoCópia Falsificada: está no ar a nova música de Bruno César & Luciano
[ Jornalista e Editor do portal do programa Momento Celebridades | TV Band Minas (em BH/MG)]. Diretor do 'Grupo Conteúdo' - Agência de Notícias | Publicidade & Marketing Digital. _____________________________________________________________________________________________Gestor Adv. - "| FJ - Escritório de Assistência Jurídica - EAJ |". Membro da "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE-OAB) ______________________________________________________________________________________________ Jornalista (FESBH), Publicitário (Instituto P.E.D), Relações Públicas (UIB), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo (F.Polis das Artes), Economista (USIP), Bel. em Direito (UNIESP-BH/FACSAL) e Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC). Apaixonado por música, colabora com rádios e portais falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. "Minha paixão pela música me faz quase um pesquisador. Um amor que vem da adolescência" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here