A relação entre as duas partes é fundamental para obter sucesso em uma rede
No mercado de franquias, para manter uma marca em constante crescimento são necessárias várias ações. Entre elas, obter um bom relacionamento entre franqueadora e fraqueado é fundamental. Afinal, essas duas partes precisam estar em sintonia para que o produto final deixe o cliente satisfeito e, consequentemente, a marca continue em expansão.
De acordo com administrador Lucien Newton, especialista em gestão de negócios e diretor da Loja de Franquia, em Belo Horizonte, o trabalho cooperativo é um dos pilares de um empreendimento de sucesso. “Quando falamos em franquias, esse ponto tem ainda mais importância porque é praticamente impossível conseguir resultados sem que as duas partes estejam em sintonia”.
Comunicação
Ele explica que se por um lado o fraqueado precisa do suporte para operar corretamente uma unidade, por outro é necessário ter compromisso e investimento para que a franqueadora consiga colocar em prática tais ações. “Para isso, a comunicação entre eles é o mais importante. Expor as ideias, dificuldades, oportunidades e demais questionamentos devem sempre ser prioridade. A partir daí, uma relação de confiança será estabelecida e, dessa forma, será muito mais fácil resolver qualquer questão. A credibilidade é fundamental para que seja possível encontrar soluções e inovações dentro de uma marca”, acrescentou o especialista.
Lucien ainda orienta que manter o interesse também é parte essencial de uma boa relação entre ambas as partes. “Para o fraqueado, participar dos treinamentos, estar disposto a se atualizar constantemente fará a diferença para manter-se forte no mercado. E para a franqueadora não é diferente. É importante disponibilizar meios de fácil acesso para aprendizado, oferecer o suporte necessário, entre outros pontos que sejam necessários”.
Fonte: Lucien Newton, administrador e especialista em gestão de negócios. É diretor da Loja de Franquia, com unidades em Belo Horizonte e São Paulo (www.lojadefranquia.com.br).