Por que as dores aumentam no inverno?

0
3242

Saiba como se proteger para evitar as dores na época mais fria do ano

De acordo com a Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), 37% da população do país sofre com algum tipo de dor crônica. Recentemente, estudos feitos pela Universidade de Harvard comprovaram que a queda de temperatura durante o inverno está diretamente ligada com o aumento de tais dores. Esses fatores causam alerta na população que é vítima desses problemas e os cuidados precisam ser redobrados com a chegada do inverno.

O ortopedista e especialista em dor, Otávio Melo, esclarece que, para quem já sofre com as dores crônicas, não é novidade que durante o inverno o incômodo aumenta. Porém, estudar diretamente o problema, contribui para encontrar maneiras cada vez mais eficazes de solucionar os transtornos. “Basicamente, com a temperatura mais baixa, é normal o paciente se retrair e contrair mais. Isso faz com que os músculos fiquem mais tensionados, causando o aumento das dores”, explicou.

O que fazer?

O especialista comenta que é comum a população se exercitar menos durante o inverno. “Esse é o principal fator que contribui para o aumento das dores. Portanto, o ideal é continuar se exercitando normalmente e não esquecer do aquecimento antes de qualquer exercício”.

Melo acrescenta que vestir roupas quentes, se alongar e manter a postura adequada também é essencial. “É comum as pessoas andarem encolhidas para espantar o frio. O ideal é manter a atenção e evitar este tipo de atitude”, indicou.

Fonte: Otávio Melo, médico ortopedista, especialista em traumatologista, professor universitário e pesquisador (www.otaviomelo.com.br).