Por que as dores aumentam no inverno?

0
3008

Saiba como se proteger para evitar as dores na época mais fria do ano

De acordo com a Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), 37% da população do país sofre com algum tipo de dor crônica. Recentemente, estudos feitos pela Universidade de Harvard comprovaram que a queda de temperatura durante o inverno está diretamente ligada com o aumento de tais dores. Esses fatores causam alerta na população que é vítima desses problemas e os cuidados precisam ser redobrados com a chegada do inverno.

O ortopedista e especialista em dor, Otávio Melo, esclarece que, para quem já sofre com as dores crônicas, não é novidade que durante o inverno o incômodo aumenta. Porém, estudar diretamente o problema, contribui para encontrar maneiras cada vez mais eficazes de solucionar os transtornos. “Basicamente, com a temperatura mais baixa, é normal o paciente se retrair e contrair mais. Isso faz com que os músculos fiquem mais tensionados, causando o aumento das dores”, explicou.

O que fazer?

O especialista comenta que é comum a população se exercitar menos durante o inverno. “Esse é o principal fator que contribui para o aumento das dores. Portanto, o ideal é continuar se exercitando normalmente e não esquecer do aquecimento antes de qualquer exercício”.

Melo acrescenta que vestir roupas quentes, se alongar e manter a postura adequada também é essencial. “É comum as pessoas andarem encolhidas para espantar o frio. O ideal é manter a atenção e evitar este tipo de atitude”, indicou.

Fonte: Otávio Melo, médico ortopedista, especialista em traumatologista, professor universitário e pesquisador (www.otaviomelo.com.br).

Artigo anteriorDanilo Bottrel lança a faixa “Assunto Resolvido”
Próximo artigoDoenças cardíacas estão entre as principais causas de mortes no Brasil
■ Jornalismo: (Apoio) ______________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT: Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] ______________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor Adv. [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial / Digital ] - "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)". ______________________________________________________________________ ■ Canal 'Crítica Musical' com Felipe de Jesus (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ ______________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista (FESBH), Publicitário (IPSP), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes), Economista (UNIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecomunicações & TV (F.Nossa Senhora Aparecida / EAD). ______________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here