Dor de dente: Saiba mais sobre as causas e prevenção

0
555

Confira sobre a situação que atinge cerca de 88% da população brasileira

Em um dia comum, durante o trabalho, vem a dor de dente. Ou em um dia de lazer, passeando com os amigos, a dor vem novamente. O que fazer em uma situação comum como essa? Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 88% da população brasileira sofre com algum problema bucal.

Segundo Renata Amorim, cirurgiã dentista e sócia da Clínica Vitácea Odontologia, a dor pode começar leve e aos poucos se tornar mais forte, podendo levar o paciente a um quadro de dor extrema. E, em algumas vezes, a dor pode vir em forma de sensibilidade.

Causas

Existem casos em que a dor é a resposta a algum fator externo. “Ao consumir alimentos frios ou quentes, por exemplo, pode causar sensibilidade. Ela pode estar concentrada em apenas um dente ou acometer toda a arcada dentária. Algumas vezes, uma sinusite pode ser confundida com dor de dente pela proximidade dos dentes e dos seios maxilares (cavidades onde ocorre a sinusite)”, explicou a especialista.

As causas podem variar entre a cárie dentária, doença que afeta a polpa dos dentes (nesses casos, o dente deve ser tratado de canal), recessão gengival, em pacientes com sensibilidade dentária, entre outros. “Além desses fatores, alguns problemas como restauração infiltrada e exposição da raiz dos dentes podem contribuir para a dor de dente”, concluiu.

Como prevenir

A melhor forma de tratar é prevenir que o problema ocorra. “Ter uma boa higiene oral, escovando os dentes de forma adequada e usando o fio dental, se alimentar bem e visitar regularmente o dentista devem fazer parte da rotina para evitar possíveis problemas em relação aos dentes. A recomendação em caso de dor de dente é procurar um dentista o mais rápido possível”, complementou.

Fonte: Renata Amorim, cirurgiã dentista, especialista em implantodontia e sócia da Clínica Vitácea Odontologia, em Belo Horizonte (www.vitacea.com.br).

Artigo anteriorSororidade Feminina: união de mulheres faz a força no mundo dos negócios
Próximo artigoZé Neto & Cristiano, Juan Marcos & Vinícius e Beto & Breno agitam Betim
[ Jornalista e Editor do portal do programa Momento Celebridades | TV Band Minas (em BH/MG)]. - Graduação: Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Universidade Europeia Miguel de Cervantes/UEMC), Doutorado Prof. em Ciências Sociais e Políticas (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora no "CulturalizaBH/Portal UAI" e na "TV Balcão" com a coluna "Crítica Musical" falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. É também apaixonado por Sociologia, tanto que de sua graduação em Ciências Sociais: Sociologia, se tornou colunista de Opinião & Comportamento do portal da "RedeTV!" e "Rondônia Digital" e desta coluna, nasceu o "E-book: Sociedade Conectada: a Influência da Internet no Cotidiano". Da Economia, área ao qual foi repórter e sub-editor, se tornou colunista no "Divulga Gerais" após sua graduação em Ciências Econômicas: Economia. É colaborador de Jornais/Portais de Notícias, Diretor do Grupo Conteúdo - Agência de Notícias - Sites e também editora e assina matérias em alguns jornais de Minas Gerais e do Brasil. A escrita é sua maior base e paixão no Jornalismo. [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here