(13/10) Dia do Dinheiro – Afinal, quem deve dominar quem?

0
1512

Foto: Douglas Andrade – Divulgação

Entenda melhor como controlar sua vida financeira

A forma como você lida com o dinheiro pode determinar o sucesso em várias outras áreas de sua vida. Afinal, entender de onde entra e para onde vai o seu dinheiro é o ponto de partida para determinar o padrão de vida que você vai levar, os bens de consumo que você pode adquirir de tempos em tempos, a casa em que você vai morar e o lazer que você pode usufruir.

Apesar desta ser uma premissa importante quando o assunto é dinheiro, nem todo mundo segue a regra e aí acaba se enrolando na hora de controlar os gastos. Porém, algumas dicas podem ajudar quem precisa se organizar financeiramente e, enfim, controlar seu dinheiro, em vez de viver em função dele.

“É importante pagar as contas em dia, assim que o salário cai na conta, isso evita atrasos, multas e juros”, é o que aconselha o Gerente de Rede de Franquias da Empresta Bem Melhor, Douglas Andrade. “Além disso, sempre que possível, é importante planejar da melhor forma as grandes compras, que podem comprometer maior parte de sua renda e por um maior tempo, afirma.

Imagem: Dinheiro | Divulgação.

Andrade ainda destaca um outro aspecto muito importante, uma dica prática para o controle de finanças no dia-dia: “É fundamental anotar tudo o que você gasta diariamente. Andar com um bloquinho de anotações no bolso ou registrar no próprio bloco de notas do celular. Anote sempre o que foi gasto, o valor e a forma de pagamento. Além disso, manter um orçamento mensal é fundamental”.

COMEÇAR DO ZERO

Tomando essas medidas iniciais, é possível começar a controlar o seu dinheiro e esboçar um planejamento financeiro. E, ainda, se a situação estiver mais complicada, caso esteja pagando juros altos, com dívida no cartão de crédito ou cheque especial, um empréstimo pode ajudar a resolver o problema, desde que seja analisado calmamente quais são as taxas de juros envolvidas na transação e quanto você pode pagar por mês, conforme afirma Douglas: “A partir daí, é como se você fosse começar do zero sua relação com o dinheiro. Ou seja, você vai precisar dosar seus gastos e sempre refletir antes de destinar seu dinheiro para determinado gasto. “

Fonte: Douglas Andrade, gerente da rede de franquias Empresta Bem Melhor. Formado em Ciência Contábeis, com MBA em gestão estratégica de negócios e gerenciamento de projetos.