Energia Solar é opção de economia para os grandes negócios

0
371

Como a geração de energia fotovoltaica pode levar economia para as empresas

Embora os custos para instalação de energia solar tenham apresentado redução de 70% nos últimos dez anos, muitas pessoas ainda consideram um investimento alto a ser feito e, por desconhecerem as vantagens da geração de energia limpa, acabam não aderindo a essa nova tecnologia.

Porém, a verdade é que, após a instalação de um sistema completo de energia fotovoltaica, popularmente conhecida como energia solar, o retorno do investimento passa a ser quase que imediato, pois é possível até mesmo zerar o consumo na rede distribuidora, o que pode trazer um retorno de até 95% na conta de luz todos os meses, durante os 25 anos de vida útil do sistema. De acordo com o especialista em Energia Fotovoltaica e diretor da Insol Energia, Gustavo Silva, “a conta de luz só não zera totalmente porque o consumidor continua pagando pela taxa de disponibilidade e uso da rede, como qualquer outro consumidor de energia.”

Além disso, instalar energia solar em uma empresa protege o empresário da inflação energética em que vive o nosso país. Com a crise que se instaurou no setor elétrico do Brasil, os preços da energia sobem a índices mais altos que o da própria inflação oficial, o IPCA. De acordo com Gustavo, “infelizmente esse é um problema que vai continuar incomodando quem não tem a geração limpa, pelo menos nos próximos anos.”

INSTALAÇÃO DE ENERGIA SOLAR

Para a instalação dos painéis fotovoltaicos, é preciso ter um local adequado, de preferência virado para o norte e sem sombreamento. Segundo o especialista, “o primeiro passo é dar entrada na agência do memorial para aprovação, depois de aprovada, é necessário comprar o equipamento e a partir daí é realizada a montagem e a troca do medidor de energia para ligar o sistema”.

SUSTENTABILIDADE

Esse é um dos motivos que levam algumas das mais importantes empresas do mundo a investirem na geração elétrica solar. Gustavo explica que “com o aumento do aquecimento global e a ameaça do fim de recursos naturais, os consumidores, mais do que nunca, demandam soluções sustentáveis e produtos ecologicamente corretos das empresas”.

Fonte: Gustavo Silva, especialista em energia solar e diretor da Insol Energia.

Artigo anteriorPrograma é D+ estreia na Band Minas neste domingo
Próximo artigoComo as Barras de Access podem te ajudar a ter sucesso nos negócios
[ Jornalista e Editor do portal do programa Momento Celebridades | TV Band Minas (em BH/MG)]. - Graduação: Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Universidade Europeia Miguel de Cervantes/UEMC), Doutorado Prof. em Ciências Sociais e Políticas (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora no "CulturalizaBH/Portal UAI" e na "TV Balcão" com a coluna "Crítica Musical" falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. É também apaixonado por Sociologia, tanto que de sua graduação em Ciências Sociais: Sociologia, se tornou colunista de Opinião & Comportamento do portal da "RedeTV!" e "Rondônia Digital" e desta coluna, nasceu o "E-book: Sociedade Conectada: a Influência da Internet no Cotidiano". Da Economia, área ao qual foi repórter e sub-editor, se tornou colunista no "Divulga Gerais" após sua graduação em Ciências Econômicas: Economia. É colaborador de Jornais/Portais de Notícias, Diretor do Grupo Conteúdo - Agência de Notícias - Sites e também editora e assina matérias em alguns jornais de Minas Gerais e do Brasil. A escrita é sua maior base e paixão no Jornalismo. [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here