Audiência na Assembleia debate impactos do Carnaval de BH no turismo de Minas

0
1503

Nesta segunda-feira, 25, a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater o Carnaval da capital mineira, que se tornou o maior fenômeno turístico de Minas. Em 2019, foram mobilizados uma média de 4,3 milhões de pessoas durante os dias de folia, segundo dados oficiais da Prefeitura de Belo Horizonte. Graças à organização dos blocos de rua e das escolas de samba, a folia refloresceu-se e hoje a cidade possui o carnaval que mais cresce no país e atrai turistas do mundo todo.

O debate foi solicitado pelo vice-presidente da Assembleia, deputado Cristiano Silveira (PT). “O Carnaval de BH se tornou um importante fenômeno cultural e turístico do nosso estado e deve ser tratado como tal”, justifica o parlamentar. Para ele, “infelizmente o poder público ainda não dá o devido valor para o evento. Deveria apoiar mais as organizações que são as verdadeiras protagonistas, como blocos de rua e escolas de samba”.

Impacto financeiro

Durante os dias de folia, a capital mineira recebeu cerca de 204 mil turistas, o que representa um aumento de 18% em relação a 2018. O tempo médio de permanência na cidade foi de 4,6 diárias, isto é, os turistas passaram mais de quatro noites da cidade em média R$ 179,58 por dia. Em 2018, a Belotur divulgou uma arrecadação de cerca de R$ 700 milhões em todo o período do Carnaval belorizontino.

A taxa média da ocupação na rede hoteleira foi de 66,82%, segundo dados obtidos da Associação Brasileira da Indústria e Hotéis de Minas Gerais (ABIHMG). A maioria dos turistas se hospedou em casas de amigos e parentes (69,5%), seguida de hotéis (18,6%) e casa alugada (4,2%).

O Carnaval de BH não pode ser tratado como um fenômeno apenas local, pois ele tem impacto em todo o estado. Uma significativa parte dos turistas que são atraídos pela folia na capital, pode também viajar por outras cidades mineiras.

Serviço:

Audiência Pública “Os Impactos do Carnaval de BH no Turismo de Minas”
Comissão do Turismo
Data: 25/11/2019
Horário: 16 horas
Local: Plenário José Alencar da Assembleia Legislativa

Artigo anteriorBrasília sedia o IV Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos
Próximo artigoGrandes eventos aderem à Black Friday em MG
■ Jornalismo: (Apoio) ______________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT: Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] ______________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor Adv. [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial / Digital ] - "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)". ______________________________________________________________________ ■ Canal 'Crítica Musical' com Felipe de Jesus (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ ______________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista (FESBH), Publicitário (IPSP), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes), Economista (UNIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecomunicações & TV (F.Nossa Senhora Aparecida / EAD). ______________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here