#JamaisEsqueceremos: Planeta Brasil fará tributo às vítimas de Brumadinho com pedido por mais consciência

0
2291

Ação vai envolver artistas, imprensa, apoiadores da causa e o público presente

“Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música”. A frase, do célebre escritor inglês Aldous Huxley, representa a essência do Festival Planeta Brasil. A edição de 2020 será realizada no dia 25 de janeiro, sábado, no Mineirão, e vai reunir várias tribos e gerações em um só lugar.

A data marca um ano da tragédia de Brumadinho, um fato histórico que provoca, ainda, muita tristeza e revolta em todos os envolvidos. Por isso, o Festival resolveu prestar uma homenagem às famílias e amigos das 272 vítimas com a ação #JamaisEsqueceremos.

Um minuto de silêncio em todo o Planeta Brasil é uma das formas que a produção encontrou de homenagear e chamar atenção para o fato, mostrar que todos se importam com Brumadinho e protestar contra a falta de informação e apoio.

“São capítulos trágicos da nossa história que jamais podemos apagar ou deixar no esquecimento. Pelo contrário, devemos sempre relembrar para que nunca mais aconteça novamente”, explica Henrique Chaves, idealizador do Planeta Brasil.

Dessa forma, às 16h55, a ação será iniciada em todos os palcos e espaços do festival com um vídeo, seguido do minuto de silêncio e de uma salva de palmas.

Cerca de 30 mil faixas com a frase #JamaisEsqueceremos serão entregues ao público para serem exibidas durante a homenagem. “O objetivo é conscientizar a nova geração de que é preciso aprender com o passado se queremos construir um futuro diferente”, conta Henrique Chaves.

O Festival vai receber também cerca de 50 integrantes do grupo ‘Amigos de Brumadinho’, que subirão ao palco para receber a homenagem. Além disso, um painel será disponibilizado para que as pessoas possam deixar mensagens para as famílias e amigos das vítimas.

Para o ‘Amigos de Brumadinho’, ter o apoio do Planeta é imprescindível. “É uma coisa da qual precisamos porque é necessário mostrar para o país que as coisas por aqui ainda não foram solucionadas, precisamos de muitas vozes ecoando junto com a nossa para alcançar uma reparação justa”, explica o representante, Gabriel Parreiras.

Para Carol Antunes, fundadora da Naação, grupo de voluntários que atuou no atendimento as pessoas atingidas pela tragédia, a dor das famílias ainda permanece. “Visibilidade importa. Ações como essa do Planeta são fundamentais. Só compreendendo a dimensão da tragédia e a tristeza que ficou que nos manteremos vigilantes para que novos rompimentos não aconteçam e mais vidas sejam levadas”, relata.

Outras causas importantes

O Planeta é um festival que levanta bandeiras, que defende causas importantes e se compromete. Por isso, além de Brumadinho, outras ações serão defendidas durante o evento.

O #PlanetaSemAssedio será uma ação contra o assédio, com o apoio do Campanha Não é Não BH, que discute e combate ao abuso sexual por meio da produção e distribuição de tatuagens temporárias com o slogan #NãoÉNão. Já o #PlanetaSemRacismo é a campanha do grupo “Todo Black é Power”. Ainda terá a participação do Rolê de Peso, um grupo que luta contra o preconceito contra a ditadura da magreza e a favor da auto aceitação.

Serviço
Homenagem a Brumadinho – Planeta Brasil

25 de janeiro de 2020, sábado
Mineirão
Cronograma:
16h55 – Início da ação Tributo a Brumadinho – Todos os palcos do Planeta Brasil – Vídeo de abertura
16h56 – Speaker e artista no palco
16h59 – Início do minuto de silêncio
17h – Um grande aplauso e faixas erguidas – Speaker fala ao público
17h01 – Encerramento da ação

Mais Informações:
www.festivalplanetabrasil.com.br
www.instagram.com/festivalplanetabrasil
www.facebook.com/festivalplanetabrasil

Informações para a imprensa | Rede Comunicação de Resultado
Cecilia Kruel: (31) 2555-5050 – ramal 228 | 9.9562-5892 | [email protected]
Mônica Lischt: (31) 2555-5050 – ramal 210 | 9.7154-3372 | [email protected]