Pós-Carnaval: saiba como eliminar os exageros dessa época do ano

0
1395

Especialista indica tratamentos para manter o corpo em forma após a folia

Durante o carnaval, é muito difícil manter os cuidados com o corpo. Em meio a tanta folia, acabamos abrindo mão de algumas práticas saudáveis para aproveitar as festas. Mas após o feriado, é possível realizar alguns procedimentos para garantir que o corpo voltará à forma e eliminar os exageros comuns dessa época.

O nosso organismo precisa retomar a rotina aos poucos para que o nosso corpo volte a funcionar e combata os problemas causados pelos excessos. Tratamentos que busquem tratar o inchaço de algumas partes do corpo e desintoxicar são alguns dos mais procurados após o carnaval.

Quais são os principais tratamentos para eliminar os exageros?

Combater a retenção de líquido é uma das necessidades dos pacientes que procuram ajuda depois da folia. É possível inserir alimentos ricos em nutrientes como potássio, cálcio e vitamina B6.

“O potássio é considerado um diurético natural, e incluí-lo na dieta é muito importante para eliminar líquido”, diz Camila Katsuragi, Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Dermatofuncional. “O sódio é responsável por reter líquidos, então deve-se reduzir também o consumo de alimentos que sejam ricos desse elemento. Alguns chás como de cavalinha e hibisco, água de coco, melancia, morango, semente de girassol e farinha de linhaça são ótimos aliados para esse tratamento”, completa.

Para a desintoxicação, alimentos como pimentão, beterraba e alho-poró possuem propriedades que auxiliam nesse processo. Frutas como abacaxi, limão e kiwi também são boas ferramentas e comê-las ao invés de optar por sucos é uma boa escolha para absorver todos os nutrientes.

“O processamento das frutas pode eliminar diversos nutrientes. Muitas vezes essas bebidas são coadas, o que faz com que fibras presentes na polpa, vitaminas e sais minerais sejam descartados.”, conta Camila.

A drenagem linfática é uma boa opção?

Essa é uma das principais opções de quem está buscando eliminar líquidos, e algumas técnicas apresentam excelentes resultados. Uma delas é realizada a partir do método Joana Medrado, que busca movimentar novamente o líquido intersticial e possibilitar, assim, a reabsorção dos excessos de líquidos. Além desse método, outra técnica também é usada pela dra. Camila em sua clínica: “Nós também trabalhamos com o método Amanda Fernandes, que busca estimular e regenerar os tecidos, além de promover uma grande melhora na retenção de líquidos e no sistema imunológico. A redução do inchaço no corpo é um dos principais benefícios que o paciente pode observar imediatamente. A técnica ainda ajuda a combater celulite, gordura localizada, e possui ação anti-inflamatória”, declara a fisioterapeuta.

Fonte: Camila Katsuragi, Fisioterapeuta há 17 anos, pela Univap, em SP. Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Gama Filho. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício. Pós-graduanda no Instituto Lair Ribeiro, em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase.25