Coronavírus: quarentena em casa exige cuidados com as pernas

0
1763

Saiba quais exercícios você pode fazer em casa para evitar complicações e dores musculares

Com o objetivo de evitar a propagação do coronavírus, a recomendação do Ministério da Saúde e demais órgãos competentes é que as pessoas fiquem de quarentena, ou seja, evitem contato direto com outras pessoas para garantir que a doença não se propague e o serviço de saúde consiga atender bem a demanda que surgir. Grande parte das empresas estão liberando os funcionários para trabalho home office e aqueles que estão com suspeita de infecção estão mantidos em isolamento para não espalhar a doença.

“Neste período, é necessário se atentar a alguns cuidados – principalmente para aqueles que já têm algum histórico de complicação muscular. Ficar em casa significa reforçar a adoção de hábitos para evitar o surgimento de dores musculares”, explica Guilherme Jonas, médico angiologista e especialista em cirurgia vascular.

Recomendações

Fazer alguns exercícios durante o período em casa pode ser bom não apenas para a saúde física, mas também para a saúde mental. “Se exercitar ajuda a evitar dores e problemas musculares e ocupa a cabeça durante essa fase difícil que estamos passando”, afirma Guilherme.

Segundo o especialista, fazer alguns alongamentos e evitar ficar na mesma posição durante muito tempo ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo. “Procure deixar as pernas elevadas acima do nível do coração, isso ajuda a circulação sanguínea a fluir mais. Caminhar dentro de casa também é fundamental para evitar complicações”, complementa.

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.