Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (28/05) reforça importância dos cuidados com a pele

0
1342

Dermatologista Fábio Gontijo alerta que câncer é uma das principais preocupações

O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (28/05) é uma ótima oportunidade para discutirmos diversos aspectos da saúde feminina e, nesse quesito, a pele não pode ser ignorada. Ao contrário do que muitos imaginam, os cuidados com o maior órgão do corpo vão muito além da estética, já que a derme funciona como uma espécie de ‘barreira’ contra vários tipos de doenças e microrganismos perigosos.

Fábio Gontijo, dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alerta que um dos principais problemas pode ser o câncer de pele. “Muito se fala sobre essa doença relacionada os homens, já que as estatísticas mostram que eles são os mais atingidos. Porém, elas também devem cuidar da pele para evitar o câncer – que pode ser fatal em alguns casos. Portanto, o melhor remédio sempre será a prevenção”, ressalta o médico.

O especialista reforça alguns cuidados básicos. “Sempre se hidrate e lembre-se de usar protetor solar com a indicação para cada tipo de pele. É importante lembrar que o protetor deve ser usado todos os dias e não somente no verão ou quando for à praia e em locais com piscina. Lembre-se também de manter uma alimentação balanceada com muito consumo de água, vitaminas e nutrientes essenciais para o organismo”, completa.

Cuidados ao longo da vida

Apesar do alerta, vale lembrar que o câncer de pele não é o único problema que pode acometer as mulheres. Devido aos hormônios, amadurecimento e outras questões, existem cuidados específicos que devem ser tomados ao longo da vida. “Na adolescência, por exemplo, a acne pode ser o maior incômodo e esse problema pode persistir ao longo da vida adulta. Também podem surgir problemas como queda de cabelo, pele seca, descamação, infecções e outros”, diz.

O mais recomendado é sempre realizar os cuidados básicos indicados em qualquer fase e manter o contato regular com um profissional. “Todos os problemas dependem de cada organismo e faixa etária. Exatamente por isso, cada caso deve ser avaliado por um profissional para que a paciente saiba qual a melhor forma de tratamento”, orienta Fábio.

Fonte: Fábio Gontijo, Médico Dermatologista, formado pela UFMG em 2009, Dermatologista Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD), Especialista em Oncodermatologia pelo Hospital Albert Einstein, com MBA em Gestão em Saúde pela FGV.

Contato: www.fabiogontijo.com.br ou @dr.fabio.gontijo no Instagram

Artigo anteriorMães comemoram decisão do Senado em adiar ENEM 2020
Próximo artigoConselho Regional de Odontologia libera atendimento de rotina para pacientes fora do grupo de risco da Covid-19
■ Jornalismo: (Apoio) ______________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT: Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] ______________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor Adv. [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial / Digital ] - "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)". ______________________________________________________________________ ■ Canal 'Crítica Musical' com Felipe de Jesus (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ ______________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista (FESBH), Publicitário (IPSP), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes), Economista (UNIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecomunicações & TV (F.Nossa Senhora Aparecida / EAD). ______________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here