Ensino à distância pode gerar oportunidades na quarentena

0
859

Pesquisa revela que houve aumento de 70% na procura pelo EAD desde o início da pandemia

O ensino à distância (EAD) já era considerado uma das grandes tendências do mercado há alguns anos. Com o isolamento social, essa modalidade de ensino cresceu ainda mais no Brasil e no mundo. Dados liberados pela Catho Educação confirmam que houve aumento de 70% na procura pelo EAD durante a quarentena. Enquanto isso, a Sistema Faculdade, plataforma especializada em EAD, viu sua demanda subir em mais de 100% no período de quarentena.

Porém, com o crescimento surgiram as críticas quanto a forma como algumas pessoas utilizam esses meios. Para alguns, o excesso de informação e obrigações impostas para estudar podem prejudicar a produtividade e, até mesmo, a saúde mental dos estudantes. O co-fundador da Sistema Faculdade, Gustavo Henrique de Almeida, explica que isso se deve à ausência de investimento em tecnologia e pessoal qualificado por parte de algumas instituições.

“É preciso entender que diversas pessoas passam por um momento estressante. Então, quando se trata do ensino à distância, as plataformas e instituições precisam estar preparadas para isso. Afinal, cada aluno tem um tipo de vivência e ambiente em casa. É preciso adequar o EAD para este tipo de situação”, acrescenta Gustavo.

Portanto, é necessário planejamento e cuidado. “Não adianta apenas impor um modelo novo de ensino e não dar o suporte necessário para que o estudante consiga se adaptar. É necessário ser paciente, contar com uma equipe de suporte e utilizar plataformas com acessibilidade metodológica para que seja possível adequar o tempo, organizar as tarefas e facilitar a obtenção de acesso por qualquer meio – seja o computador, o celular ou outros dispositivos”, orienta.

Utilizando-se uma boa plataforma, com conhecimento e suporte necessários, é possível oferecer diversos tipos de cursos, palestras e outros meios para levar conhecimento e gerar oportunidade em época de crise. “É uma via de mão dupla. Quem quer aprender poderá achar um curso ideal e quem vai ensinar pode utilizar isso como uma forma de empreendedorismo”, acrescenta.

Sistema Faculdade

A Sistema Faculdade é uma plataforma com diversos módulos para a oferta de ensino remoto ou a distância que pode ser utilizada por faculdades, escolas e, até mesmo, por qualquer pessoa que queira ofertar cursos EAD. A empresa mineira nasceu como uma startup há 4 anos. Atualmente, a plataforma é reconhecida no mercado e possui clientes públicos e privados em todo o Brasil.

Fonte: Gustavo Henrique de Almeida, co-fundador e diretor da Sistema Faculdade, plataforma especializada em Ensino a Distância. É Doutor em Direito Privado e Professor Universitário. Possui experiência com Gestão, Consultoria, Implantação de novos negócios, avaliação de risco empresarial, Product Owner de startups.

Artigo anteriorÍndice de obesidade pode aumentar devido a quarentena
Próximo artigoQuem está por trás dos maiores eventos de MG?
[ Jornalista e Editor do portal do programa Momento Celebridades | TV Band Minas (em BH/MG)]. ______________________________________________________________________________________________ Jornalista & Publicitário (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC), Doutorado (especialização profissional LIVRE) em Ciências Sociais Políticas (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH/FACSAL). Apaixonado por música, colabora com rádios e portais falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. "Minha paixão pela música me faz quase um pesquisador. Um amor que vem da adolescência" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here