Entenda como os treinamentos podem influenciar diretamente na motivação interna e no relacionamento com o cliente, mesmo online
Em tempos de recessão econômica, a preocupação cresce em todo o ambiente empresarial. Toda a equipe pode ficar abalada com os desafios diários e medo das consequências presentes e futuras do período de crise. Exatamente por isso, essa é uma época em que todos os membros de uma empresa precisam estar conectados, motivados e dispostos a buscar novas possibilidades, soluções e driblar as dificuldades, mesmo à distância.
Para alcançar esse objetivo, as empresas devem utilizar uma das principais ferramentas disponíveis para o crescimento interno e externo de um negócio: os treinamentos. Aline Oneda, especialista em marketing e encantamento do cliente, diz que esse é um método fundamental para manter os resultados e garantir o bom relacionamento com o cliente. “Além de ensinar sobre diversos temas diferentes, os treinamentos são responsáveis por unir a equipe e mantê-los motivados, algo que, consequentemente, os fará manter um bom relacionamento com o cliente e encantá-los para fidelizá-los”, esclarece.
Aline ainda acrescenta que, ao contrário do que muitos imaginam, os treinamentos não são um gasto, mas sim um investimento. “Em tempos de crise, o principal erro das empresas costuma ser esse: a ideia errada de que ao cortar gastos, o primeiro passo é retirar tais treinamentos. Porém, é importante lembrar que eles serão responsáveis por ensinar aos colaboradores o que fazer em um momento difícil, algo que vai impedir que outros erros sejam cometidos e trazer ainda mais resultados”, afirma.
Além disso, com um treinamento adequado será possível impedir a alta rotatividade de funcionários. “Durante momentos de recessão, toda a atenção deve estar voltada para buscar soluções e evitar perdas significativas. Ao gastar tempo contratando novos funcionários, esse quesito pode ser prejudicado”, alerta a especialista.
Em quais treinamentos investir?
Os treinamentos são importantes, podem e devem ser feitos mesmo à distância por plataformas online, mas também é necessário pensar qual deve ser o foco. “Outro erro comum é exagerar em treinamentos que não são necessários no momento. O ideal é pensar estrategicamente na necessidade da sua equipe atualmente”, aconselha Oneda.
Aline ainda orienta que os mais recomendados são aqueles que ensinam a como agir na crise, que incentivem a cultura da empresa, que faça a equipe ficar mais tranquila e agir da forma correta diante de imprevistos, além de como manter o relacionamento adequado com o cliente, principalmente devido ao crescimento do atendimento online.
Fonte: Aline Oneda, publicitária, especialista em marketing e encantamento do cliente. https://www.instagram.com/alineoneda/