Treinar equipe é essencial em momentos de crise

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Entenda como os treinamentos podem influenciar diretamente na motivação interna e no relacionamento com o cliente, mesmo online

Em tempos de recessão econômica, a preocupação cresce em todo o ambiente empresarial. Toda a equipe pode ficar abalada com os desafios diários e medo das consequências presentes e futuras do período de crise. Exatamente por isso, essa é uma época em que todos os membros de uma empresa precisam estar conectados, motivados e dispostos a buscar novas possibilidades, soluções e driblar as dificuldades, mesmo à distância.

Para alcançar esse objetivo, as empresas devem utilizar uma das principais ferramentas disponíveis para o crescimento interno e externo de um negócio: os treinamentos. Aline Oneda, especialista em marketing e encantamento do cliente, diz que esse é um método fundamental para manter os resultados e garantir o bom relacionamento com o cliente. “Além de ensinar sobre diversos temas diferentes, os treinamentos são responsáveis por unir a equipe e mantê-los motivados, algo que, consequentemente, os fará manter um bom relacionamento com o cliente e encantá-los para fidelizá-los”, esclarece.

Aline ainda acrescenta que, ao contrário do que muitos imaginam, os treinamentos não são um gasto, mas sim um investimento. “Em tempos de crise, o principal erro das empresas costuma ser esse: a ideia errada de que ao cortar gastos, o primeiro passo é retirar tais treinamentos. Porém, é importante lembrar que eles serão responsáveis por ensinar aos colaboradores o que fazer em um momento difícil, algo que vai impedir que outros erros sejam cometidos e trazer ainda mais resultados”, afirma.

Além disso, com um treinamento adequado será possível impedir a alta rotatividade de funcionários. “Durante momentos de recessão, toda a atenção deve estar voltada para buscar soluções e evitar perdas significativas. Ao gastar tempo contratando novos funcionários, esse quesito pode ser prejudicado”, alerta a especialista.

Em quais treinamentos investir?

Os treinamentos são importantes, podem e devem ser feitos mesmo à distância por plataformas online, mas também é necessário pensar qual deve ser o foco. “Outro erro comum é exagerar em treinamentos que não são necessários no momento. O ideal é pensar estrategicamente na necessidade da sua equipe atualmente”, aconselha Oneda.

Aline ainda orienta que os mais recomendados são aqueles que ensinam a como agir na crise, que incentivem a cultura da empresa, que faça a equipe ficar mais tranquila e agir da forma correta diante de imprevistos, além de como manter o relacionamento adequado com o cliente, principalmente devido ao crescimento do atendimento online.

Fonte: Aline Oneda, publicitária, especialista em marketing e encantamento do cliente. https://www.instagram.com/alineoneda/

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Felipe Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista ■ Jornalista graduado há mais de 15 anos ■ Filiado: Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ | SJPMG) - Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ). Associado na União Brasileira de Imprensa (UBI) ■ Diretor e Associado na 'Associação de Imprensa Nacional (AIN)' e apoio no setor Jurídico. _______________________________________________________________________ ■ Publicitário | Divulgação de Notícias MKT: Publicitário - 3040 (DRT) - [ Agência Grupo Conteúdo (GC) - Administradora de Jornais / Sites ] e Setorial Comunicação Empresarial (SC). ________________________________________________________________________ ■ Advogado (Adv. Digital) | Apoio na gestão da 'FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial: Advocacia Trabalhista & Previdenciária - Cível (contratos e etc) - Consumidor - Autoral & Família' - ■ Filiado: Conselho - Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/CFOAB) | Associação Brasileira de Advogados e Bacharéis em Direito (ABRABDIR). ■ Colunista / Jurista (Matérias & Artigos): JusBrasil | Direito Diário e Jus.Com.Br _________________________________________________________________________ ■ Economista | Membro e apoio no Sindicato dos Economistas de Minas Gerais (SINDECON/MG) e Conselho Regional de Economia (CORECON/MG) __________________________________________________________________________ ■ Fotógrafo | Repórter Fotográfico - 20.400 (DRT) - Filiado na Associação de Imprensa Nacional (AIN) ___________________________________________________________________________ ■ Apresentador do canal 'Crítica Musical com Felipe de Jesus' (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ __________________________________________________________________________ ■ Formação Acadêmica (Graduações): Apaixonado pelos estudos, Felipe de Jesus é Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC), Jornalista, graduado em Comunicação Social: Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá (Centro Universitário - BH/MG), é Publicitário, graduado em Tec. Publicidade pelo Instituto Politécnico-SP, Teólogo, graduado no curso de Bacharel em Teologia pela Faculdade ESABI-BH/MG, RP graduado (Public Relations) pela U.Bircham e Sociólogo, graduado em Ciências Sociais: Sociologia pela Faculdade Polis das Artes-SP. É também Economista, graduado em Ciências Econômicas: Economia e Advogado, graduado em Direito: Ciências Jurídicas pela FACSAL/UNIESP-S.A. Por conta da Coluna Critica Musical, espaço ao qual fala sobre bandas e demais artistas, está atualmente inscrito no Bacharelado em Ciências Musicais (Música/Livre) - (FACOR-MG). ___________________________________________________________________________ ■ Coberturas | Editoração e Literatura: Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e no Youtube e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no Instagram (perfil pessoal). Desta coluna, surgiu seu livro digital, o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). _____________________________________________________________________________ ■ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]