Revista da Academia Mineira de Letras completa cem anos com lançamento especial da Edição nº81 em Ouro Preto

0
157

Revista da AML – Ano 100. 

Volume contém dossiê especial sobre as literaturas africanas em língua portuguesa e sobre poesia indígena, e traz texto inédito do acadêmico Ailton Krenak

A Revista da Academia Mineira de Letras, fundada em 1922 quando o presidente da AML era o poeta Mário de Lima, celebra cem anos de história. Para comemorar, a AML lança o nº 81 da Revista, no dia 23 de julho, às 11hna Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto. Para marcar a data, a sede da Academia Mineira de Letras será simbolicamente transferida para Ouro Preto nos dias 23 e 24 de julho. Na ocasião também haverá uma homenagem aos 150 anos de nascimento de Alphonsuus de Guimaraens, patrono da instituição.

“Durante um século, a Revista da Academia Mineira de Letras publicou contos, crônicas, ensaios e poemas de centenas de escritores do estado e de fora dele. Por meio do estudo da história da Revista, é possível acompanhar a trajetória da vida literária de Minas e conhecer seus principais expoentes, os movimentos literários mais relevantes, os temas mais abordados, as inquietações de cada época.  É motivo de alegria saber que a publicação continua firme e forte, na plenitude de seu vigor, sempre divulgando a cultura e, em especial, a literatura mineira. A marca alcançada agora pela Revista não é nada trivial.. São raríssimas as revistas especializadas em literatura que duram tanto tempo. Isso é motivo de orgulho não só para a Academia, mas para todos nós”, ressalta Rogério Faria Tavares, presidente da Academia Mineira de Letras.

Com 472 páginas, o exemplar da revista tem capa assinada pelo artista Jorge dos Anjos e o texto da ‘orelha’ é de autoria do escritor Edimilson de Almeida Pereira. O número 81 da revista tem o projeto gráfico, a preparação de originais e a revisão assinados por Leonardo Mordente.

Com poema de abertura da poeta Flávia de Queiroz, traz dois dossiês temáticos: um sobre as Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, organizado pela professora Nazareth Soares Fonseca e por Rogério Faria Tavares, presidente da Academia; e outro sobre Poesia Indígena, organizado pela professora Maria Inês de Almeida e pelo acadêmico Ailton Krenak. Todos os organizadores já confirmaram presença no evento.

            Com trinta e dois textos, o Dossiê sobre as Literaturas Africanas reúne ensaios sobre os principais nomes da literatura em língua portuguesa de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, entre os quais Craveirinha, Mia Couto, Paulina Chiziane, Odete Semedo, Ondjaki e Luandino Vieira.

Já o Dossiê sobre a Poesia Indígena traz textos de Rosângela Tugny, Kanátyo Pataxó, Ercina Xacriabá, Gleyson Kaxixó e dos professores da Aldeia Brejo Mata Fome, além de texto inédito do acadêmico Ailton Krenak (recentemente eleito para a cadeira de número 24 da AML) sobre sua infância e sua avó Laurita.

A versão digital do número 81 estará integralmente disponível no site da AML na Internet a partir do dia 25 de julho, sem qualquer custo, assim como lá se encontram, digitalizados, os oitenta números anteriores da revista.

SERVIÇO

Academia Mineira de Letras

Lançamento do número 81 da Revista da Academia Mineira de Letras

Data: 23 de julho, às 11h

Local: Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto (Rua Xavier da Veiga, 309, Centro –

Ouro Preto)

Entrada gratuita