Com comércio fechado, funcionários precisam se reinventar para manter a clientela

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Atender o cliente de longe não é tarefa simples, mas dicas podem ajudar

Mais uma vez, a capital mineira fechou as portas do comércio não essencial na cidade, em decreto publicado pelo prefeito Alexandre Kalil, no dia 8 de janeiro, por conta do avanço da pandemia da Covid 19 no território. Agora, é hora dos lojistas se organizarem para colocar em práticas estratégias eficientes de venda, a fim de não deixar o caixa no vermelho, ainda mais com os impostos do primeiro semestre do ano.

As vendas online não são novidade para muitos comerciantes, mas essa modalidade pode não ser apenas o suficiente durante esse tempo. “As vendas pela internet aumentaram muito na pandemia, mas pequenos lojistas devem ficar atentos na fidelização dos clientes no presencial, para garantir o comércio online”, afirma Aline Oneda, especialista em marketing e encantamento do cliente.

Vendedores que trabalham em lojas de grandes segmentos, como franquias de roupas, acessórios e sapatos, por exemplo, precisam sempre garantir esse contato próximo e fidelizado com os clientes, a fim de mesmo distante, manter o diálogo e mostrar os produtos disponíveis na loja para compra, através de redes como o WhatsApp e o Instagram, por exemplo.

A entrega na casa do cliente (delivery), deve ser aliada a esse formato de venda. Uma dica para esses momentos é tentar não cobrar fretes abusivos para a encomenda, isso pode fazer o cliente desistir da compra no último momento. Se for o caso de alguns lojistas, o frete “na faixa” para os compradores que moram perto da região garantirão pontos a mais para o comércio.

Mas há casos em que o empregado não trabalha diretamente com o comercial nas lojas, e nestes momentos, as coisas precisam de mais cautela.

Uma dica é tentar ter sempre um plano B em prática. Alguém que trabalha como caixa de uma loja, por exemplo, mas se arrisca na cozinha e possui prática no que faz, pode aproveitar esse momentos para produzir e comercializar doces, bolos, pães ou algum prato salgado, por exemplo, e garantir esta fonte alternativa de renda para esses momentos.

Máscaras protetoras também são itens que ainda estarão “em alta” durante algum tempo. Uma máquina de costura e um pouco de prática pode garantir bons resultados, e ainda um dinheiro extra no bolso.

Garantir uma renda emergencial guardado em caixa é uma ótima pedida, pois é lá o lugar comum de recorrer quando as coisas apertam. “Se atente para manter uma pequena reserva com você, que garanta o pagamento das contas essenciais, por exemplo, isso pode evitar atrasos e até juros desconfortáveis no final”, conclui Aline.

E, mais uma vez, lembrar que um bom atendimento ao cliente garante sucesso nas vendas, e que nesses momentos, toda gentileza e atenção são essenciais. Garantir que o empreendimento continue de pé requer inovação, inteligência e esforço.

Fonte: Aline Oneda, publicitária, especialista em marketing e encantamento do cliente. https://www.instagram.com/alineoneda/

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Felipe Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista ■ Jornalista graduado há mais de 15 anos ■ Filiado: Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ | SJPMG) - Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ). Associado na União Brasileira de Imprensa (UBI) ■ Diretor e Associado na 'Associação de Imprensa Nacional (AIN)' e apoio no setor Jurídico. _______________________________________________________________________ ■ Publicitário | Divulgação de Notícias MKT: Publicitário - 3040 (DRT) - [ Agência Grupo Conteúdo (GC) - Administradora de Jornais / Sites ] e Setorial Comunicação Empresarial (SC). ________________________________________________________________________ ■ Advogado (Adv. Digital) | Apoio na gestão da 'FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial: Advocacia Trabalhista & Previdenciária - Cível (contratos e etc) - Consumidor - Autoral & Família' - ■ Filiado: Conselho - Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/CFOAB) | Associação Brasileira de Advogados e Bacharéis em Direito (ABRABDIR). ■ Colunista / Jurista (Matérias & Artigos): JusBrasil | Direito Diário e Jus.Com.Br _________________________________________________________________________ ■ Economista | Membro e apoio no Sindicato dos Economistas de Minas Gerais (SINDECON/MG) e Conselho Regional de Economia (CORECON/MG) __________________________________________________________________________ ■ Fotógrafo | Repórter Fotográfico - 20.400 (DRT) - Filiado na Associação de Imprensa Nacional (AIN) ___________________________________________________________________________ ■ Apresentador do canal 'Crítica Musical com Felipe de Jesus' (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ __________________________________________________________________________ ■ Formação Acadêmica (Graduações): Apaixonado pelos estudos, Felipe de Jesus é Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC), Jornalista, graduado em Comunicação Social: Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá (Centro Universitário - BH/MG), é Publicitário, graduado em Tec. Publicidade pelo Instituto Politécnico-SP, Teólogo, graduado no curso de Bacharel em Teologia pela Faculdade ESABI-BH/MG, RP graduado (Public Relations) pela U.Bircham e Sociólogo, graduado em Ciências Sociais: Sociologia pela Faculdade Polis das Artes-SP. É também Economista, graduado em Ciências Econômicas: Economia e Advogado, graduado em Direito: Ciências Jurídicas pela FACSAL/UNIESP-S.A. Por conta da Coluna Critica Musical, espaço ao qual fala sobre bandas e demais artistas, está atualmente inscrito no Bacharelado em Ciências Musicais (Música/Livre) - (FACOR-MG). ___________________________________________________________________________ ■ Coberturas | Editoração e Literatura: Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e no Youtube e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no Instagram (perfil pessoal). Desta coluna, surgiu seu livro digital, o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). _____________________________________________________________________________ ■ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]