“A importância da medicação na deficiência intelectual” é o tema da segunda live do CENSA Betim

0
1496

Transmissão, que contará com o psiquiatra André Luis Pires de Carvalho e a farmacêutica e bioquímica Ariana Gonçalves, com a mediação da psicóloga Natália Costa, acontece no dia 20 de abril, às 20h, no canal do CENSA no YouTube, com conteúdo acessível em libras

A deficiência intelectual é caracterizada por limitações cognitivas que podem causar problemas na aprendizagem, comunicação, leitura, escrita, raciocínio e memória. Ajudar pessoas com esta condição é um desafio para familiares e cuidadores, por isso, n o intuito de difundir informações e compartilhar experiências, o CENSA Betim, instituição que é referência nacional nos cuidados a indivíduos com deficiência intelectual, realiza uma série de transmissões ao vivo com profissionais capacitados e atuantes nesse campo. A próxima live, cujo tema é “A importância da medicação na deficiência intelectual”, acontece no dia 20 de abril, às 20h, no YouTube.

Três profissionais que atuam nos cuidados aos educandos do CENSA Betim compartilharão suas vivências no dia 20 de abril: o psiquiatra e psicoterapeuta, André Luis Pires de Carvalho e a farmacêutica e bioquímica, Ariana Gonçalves, estarão ao vivo com a psicóloga diretora do CENSA Betim, Natália Costa. Em uma conversa com muito conteúdo, eles falarão sobre como a medicação é usada nos quadros de deficiência intelectual e outras comorbidades, Com uma linguagem acessível ao público geral a live contará com uma intérprete de libras simultânea.

De acordo com Natália Costa, a segunda live tem como foco mostrar para os familiares e cuidadores como a medicação, aliada a um tratamento multidisciplinar, pode ser uma grande aliada na obtenção de resultados favoráveis “A pessoa com deficiência intelectual deve receber acompanhamento médico e estímulos através de trabalhos terapêuticos com psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Além disso, alguns indivíduos, de acordo com a avaliação médico clínica, psiquiátrica e neurológica, precisam receber medicações para minimizar ou controlar quadros que trazem prejuízos para o cotidiano do indivíduo, como crises convulsivas, auto e heteroagressividade, dentre outros, comenta.

Segundo a diretora do CENSA Betim, a presença dos profissionais convidados para transmissão vai mostrar um pouco do que é praticado no cotidiano da instituição. “Tanto o psiquiatra e psicoterapeuta André Luiz Pires de Carvalho, quanto a farmacêutica e bioquímica Ariana Gonçalves, trarão uma amplitude do tema. Eles integram a equipe multidisciplinar do CENSA Betim e o trabalho deles é essencial para o bem-estar dos nossos educandos. “, conclui.

Para acompanhar as lives do CENSA Betim, basta acessar o canal da instituição no YouTube, fazer a inscrição e ativar as notificações para que a plataforma avise quando novas transmissões e conteúdos forem disponibilizados.

Acesse o link direto para a live e ative o lembrete: https://youtu.be/xjrmJ8OJIjs

Sobre André Luis Pires de Carvalho

Psiquiatra e psicoterapeuta pela residência do IRS-FHEMIG, Especializado em TEA pelo CBI of Miami, Diretor Técnico Médico Censa Betim, Médico do Hospital André Luiz e Unimed BH. Atua há 15 anos no atendimento a pessoas com deficiência e suas famílias

Sobre Ariana Gonçalves

Graduada em farmácia e bioquímica pela Universidade Vale do Rio Verde, Especialização em Farmacologia Clínica e MBA em Gestão Estratégica de Negócios.

Sobre Natália Costa

Mestre em psicologia do desenvolvimento humano com ênfase em Diferenças individuais pela FAFICH / UFMG, professora de cursos de pós-graduação na área de educação e saúde e diretora do CENSA Betim. Atua há mais de 25 anos no atendimento a pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.

Próximas lives

No dia 04 de maio, terça-feira, acontece a live “A importância da rotina na vida da pessoa com TEA e deficiência intelectual”. Já no dia 18 de maio, terça-feira o tema é “Os Desafios da nutrição no CENSA durante a pandemia do Covid 19”. Outras transmissões ao vivo serão divulgadas por meio das redes sociais do CENSA Betim.

CENSA Betim
Fundado em 1964, o CENSA Betim é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. A instituição conta com uma equipe transdisciplinar, composta por profissionais da medicina, psicologia, psiquiatria, além de cuidadores e educadores. Se destaca por oferecer uma proposta diferenciada, com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato, em um ambiente familiar e integrado à natureza.

Serviço:
Live – “A importância da medicação na deficiência intelectual”
Data: 20 de abril | terça-feira
Horário: 20h
YouTube CENSA Betim: https://www.youtube.com/censabetim

CENSA Betim
Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG
Instagram: @censabetim
Facebook: https://www.facebook.com/censabetim/
Site: www.censabetim.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/censabetim