Decisão Atacarejo inaugura nova loja no Centro de BH

0
1886

Tradicional rede de Atacarejo, que foi a pioneira em vendas online, continua sua expansão e inaugura a sexta unidade, na capital mineira, nesta semana.

Apesar de enfrentar um momento conturbado economicamente desde o início da quarentena, devido a pandemia do Coronavírus, o setor de supermercados no Brasil teve um crescimento real de 9,36%, na base anual, em 2020, comparado ao ano de 2019, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Contribuindo para este resultado, a rede Decisão Atacarejo, com 32 anos de mercado, além de conseguir aumentar consideravelmente seu desempenho desde o ano passado, a empresa gerou novos empregos, aumentando seu o quadro de funcionários nos últimos meses e ampliando as suas unidades.

Neste mês de abril, o Decisão Atacarejo dá mais um passo importante no seu crescimento, com a inauguração de uma nova unidade próxima à rodoviária de Belo Horizonte, localizada na região central da cidade. Esta Unidade gerará mais 50 empregos diretos e outros 50 indiretos. Segundo o CEO da empresa, Epifânio Parreiras Júnior, o ponto foi escolhido devido ao público alvo da empresa, como vendedores ambulantes, bares, restaurantes, hotéis, transformadores e entre outros, além do alto fluxo de consumidores finais, que consomem itens diários na loja.

Essa será a sexta loja física da rede, que já conta com outras unidades espalhadas na capital mineira e na região metropolitana, sendo elas em Centro e Venda Nova (Belo Horizonte), Santa Luzia e Lagoa Santa. “Nossa expectativa é expandir os negócios ainda mais e abrir pelo menos uma loja por ano em novos pontos da região metropolitana de Belo Horizonte”, comentou o CEO.

Ele conta que a empresa iniciou como atacado de bomboniere e bebidas no Ceasa. “Foi a primeira empresa na central de abastecimento que começou a dividir uma caixa em porções menores de produtos para venda. Com o crescimento, as lojas expandiram e a rede passou a atender os clientes de varejo e atacado, ou seja, no conceito Atacarejo”.

Crescimento das vendas online

Outro ponto decisivo para se sobressair na crise financeira que se expandiu por todas as áreas do país, foi o investimento nas vendas online. “Era um ponto que já vínhamos desenvolvendo há algum tempo. O e-commerce (Decisão Entrega) foi lançado em 2014, e em 2019 investimos em uma nova plataforma e desenvolvimento do aplicativo. Com a chegada da pandemia a empresa estava preparada para o aumento da demanda. Somente de março até maio de 2020 as vendas triplicaram no e-commerce e de lá até hoje crescemos mensalmente dois dígitos a cada mês”, comemora Epifânio.

Vendas nas lojas físicas

Apesar de também sofrer em função do fechamento de boa parte de seus clientes (como bares, lanchonetes, hotéis, buffets, escolas, etc), o Decisão obteve boa performance em 2020. Como atua na modalidade atacarejo, nos momentos de crise normalmente o consumidor final busca por mais economia e melhores condições de preços. Parte do crescimento também foi devido ao auxílio emergencial do Governo Federal, pois, assim que as pessoas recebiam, se dirigiam até o mercado para comprar produtos e insumos necessários para sobrevivência, como: alimentos, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza etc. “O mercado durante a pandemia foi bom para nós, pois os consumidores se reuniam em família para comprar maiores quantidades e assim obter melhores preços. O ganho foi grande para o consumidor final. O seu crescimento foi em grande parte devido ao auxílio emergencial, que retornou agora”, revela o CEO do Decisão Atacarejo.

Além disso, a rede oferece condições especiais aos clientes, um ato oportuno para quem vende e compra na atual ocasião. “Somos uma empresa Multicanal. Temos as lojas físicas, o Televendas que o cliente escolhe se retira ou se entregamos ele e o e-commerce. Em todos os canais, trabalhamos o modelo de Leve Mais e Pague Menos, com promoções e ofertas semanais, pagamento facilitado com cartão próprio da loja, além de prezamos em ter um relacionamento próximo e amigável com o consumidor”, ressalta o executivo.

Fonte: Epifânio Parreiras Júnior, gestor e administrador com mais de 30 anos de experiência no setor alimentício. É CEO da rede Decisão Atacarejo, desde 2019.

Foto: Renato Matos