Dezembro Laranja alerta para a importância da prevenção do câncer de pele

0
14

Chegada do verão é o período mais preocupante devido ao aumento da exposição excessiva ao sol

O último mês do ano chegou e com ela a campanha do “Dezembro Laranja”, um movimento nacional, organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para chamar atenção sobre os perigos do câncer de pele e os cuidados necessários para prevenir o desenvolvimento da doença.

A médica Lívia Fraga explica que a chegada do verão é o período mais preocupante, pois ocorre o aumento da exposição excessiva ao sol. Além disso, os raios-ultravioletas tendem a ser mais potentes durante esse período. “O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem as pintas, por meio de avaliações anuais com especialistas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade”.

Por isso, há alguns sinais que precisam de atenção. “Fique atento às lesões na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e pinta preta ou castanha que muda sua cor. Além de mancha ou ferida que não cicatriza e continua a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões, sangramento ou nódulos na pele sem causa aparente”, enumera a médica.

Caso seja identificado qualquer um dos sinais citados, a especialista orienta procurar imediatamente um médico. “O diagnóstico precoce do câncer de pele é fator fundamental para um tratamento eficaz e menos agressivo. Quanto antes for descoberto, maior será a chance de cura”.

Tratamentos e prevenção

O tratamento do câncer de pele depende do tipo, grau de intensidade e estágio da doença. “Ele pode ser feito por meio de uma simples raspagem, cirurgias mais avançadas, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e administração de outros medicamentos. Fique atento aos sintomas e, principalmente, às técnicas de prevenção. O câncer de pele merece atenção e cuidado”, sinaliza Lívia.

Dentre os principais cuidados estão. “Usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares. Cobrir áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas. Evitar a exposição solar e permanecer na sombra das 09h às 16h. Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material. Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou de diversão”, cita Lívia.

A especialista ressalta que é importante conscientizar as pessoas de que os cuidados para evitar o câncer de pele devem permanecer por todos os meses do ano, independente do clima e da temperatura.

Fonte: Lívia Fraga – Médica, especialista em estética (@draliviafraga).

Artigo anteriorLili, ex-participante do The voice Brasil, lança nova música
Próximo artigoTecnologia garante tratamento de varizes indolor e seguro
■ Jornalismo: (Apoio) ______________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT: Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] ______________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor Adv. [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial / Digital ] - "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)". ______________________________________________________________________ ■ Canal 'Crítica Musical' com Felipe de Jesus (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ ______________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista (FESBH), Publicitário (IPSP), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes), Economista (UNIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecomunicações & TV (F.Nossa Senhora Aparecida / EAD). ______________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here