Bem estar físico e mental

0
310

Atividade física é ideal para manter o corpo e mente em dia, mas é preciso cautela!

Cuidar da saúde mental nunca foi tão importante para as pessoas, principalmente após o início da pandemia do novo Coronavirus. E uma das melhores saídas para manter o bem-estar mental é por meio da prática de atividade física. Na busca pela saúde mental, muitas pessoas estão seguindo esse caminho para se recuperarem do período de isolamento social e perdas desse período, principalmente nesta reta final de ano e a busca pelo projeto verão.

O educador físico Randy Duarte, especialista em corrida, garante que o exercício tem um papel mais que importante para a mente. “Em especial, são ótimas para nos ajudar a controlar nossos pensamentos, limpar a mente de problemas os quais não conseguimos resolver e focar no que realmente nos levará para frente”.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) sob a orientação e aprovação médica, o tempo ideal para um adulto realizar suas atividades físicas é de até 300 minutos por semana, sendo, até uma hora por dia (num intervalo de cinco dias) ou 40 minutos por dia dentro de uma semana, ou seja, nos sete dias consecutivos.

Porém, alguns cuidados são importantes. “Antes de realizar qualquer atividade física, é preciso passar por uma avaliação e ter o acompanhamento de um profissional para prevenir lesões e traumas físicos. Ter um bom acompanhamento, é muito mais que exercícios físico. É ter um profissional que mesmo nos seus dias de baixa, vai te motivar a se exercitar e cuidar da sua saúde”, explica Randy.

Segundo o professor, até quem está acostumado a praticar exercícios, deve ser orientado. “Não aumente a intensidade e carga de treinos sem um acompanhamento. Já a pessoa que ainda não iniciou uma rotina de exercícios e desejar ativar o corpo, deve acionar um profissional especializado para ajudar na elaboração de uma lista de atividades e na orientação de como realizá-las”.

Cuidados em casa

Já no caso da prática de atividade física em casa, o local onde serão realizados os exercícios precisa ser averiguado também para evitar acidentes. “Lugares com muitos móveis, como, mesa, cômoda e outros, devem ser evitados, pois, são propícios para acidentes. Além disso, o local não pode limitar seus movimentos. Também é necessário adaptar as atividades, em caso de ausência dos equipamentos e aparelhos, não se recomenda escolher qualquer objeto para substituí-los e muito menos, treinar sozinho”, ressalta o personal.

Fonte: Randy Duarte, educador físico, personal trainer e especialista em corrida (@randyduarte01).