Uso inadequado de utensílios domésticos podem causar prejuízos à saúde

Entenda como a escolha certa na cozinha pode mudar seu estilo de vida

 

Mais do que ter atenção na escolha dos alimentos, uma boa qualidade de vida depende de uma série de fatores, principalmente no processo de alimentação. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a cozinha de casa é apontada como o ambiente com maior incidência de contaminação, com 48,5% dos casos, seguida por restaurantes (18,8%) e escolas (11,6%).

 

Em tais casos, a proliferação de bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde em alimentos mal armazenados é apenas um dos fatores que contribuem para os riscos. O uso inadequado e falta de higienização em utensílios domésticos, assim como o ambiente geral, também merecem atenção. “O cuidado com a saúde começa no momento que você escolhe seus ingredientes, passando pelo preparo, até, enfim, chegar ao seu organismo. Nesse meio tempo, um produto mal cozido ou um utensílio que não atende aos requisitos adequados podem criar muitos problemas”, explica o empresário e proprietário da Cozimento Saudável, Henrique Madureira.

Escolha certa

Henrique, que é um distribuidor autorizado Royal Prestige, conta que, por experiência própria, observou que os hábitos alimentares e o bem-estar podem melhorar com simples mudanças na forma de cozinhar. “As panelas adequadas fornecem não só a facilidade em preparar os alimentos, mas ajudam a manter a saúde. Com elas, podemos melhorar a limpeza e contar com utensílios que vão preparar cada prato na temperatura e tempo certos. Também não é necessário adicionar excesso de água ou óleos que irão retirar os nutrientes dos alimentos”, esclarece.

Ao fritar um ovo, por exemplo, esse tipo de utensílio garante que ele permaneça adequado para consumo. “A Anvisa indica que a Salmonela, transmitida pelo ovo cru ou mal cozido, é uma das campeãs de doenças alimentares. Com a frigideira certa, você garante o melhor preparo sem precisar adicionar óleo ou esperar um tempo excessivo para consumir o alimento bem cozido”, ressalta.

Por fim, Henrique ainda destaca outros itens que merecem atenção. “Nem só as panelas precisam de cuidados, as colheres, facas, tábuas de carne e outros objetos devem sempre ser higienizados e contar com um material de qualidade para facilitar a limpeza adequada”, reforça.

Sobre a Cozimento Saudável

A Cozimento Saudável é uma distribuidora autorizada Royal Prestige, localizada em Belo Horizonte. Henrique Madureira é diretor e conta que as panelas são fabricadas com o que há de mais sofisticado e atual no mercado. “Elas podem ir ao forno (sem a tampa) em temperatura de até 204⁰C. Além disso, ela é apta para fogões de indução e possui a válvula Redi-temp, que avisa quando a temperatura de cocção chega a aproximadamente 82ºC, que é considerada baixa para se cozinhar e, desta forma, mantém a maioria dos nutrientes dos alimentos. Além disso, as panelas são feitas com aço cirúrgico 316L, o mesmo utilizado em bisturis, tesouras cirúrgicas e próteses, este aço que não libera resíduos nos alimentos e dispensa o uso de óleo e gordura em variadas receitas”, finaliza.

Fonte: Henrique Madureira, empresário e proprietário da Cozimento Saudável, em Belo Horizonte (@cozimentosaudavel).

Total
0
Shares
Related Posts