Restaurante Pacato recebe jantar a seis mãos “Minas com Bahia” com os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, dia 28 de fevereiro

ORIGEM chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca – credito Leonardo Freire.

Chef Caio Soter convida os chefs responsáveis pelo premiado restaurante Origem, de Salvador

As semelhanças entre as cozinhas mineira e baiana são muitas e as diferenças enriquecem ainda mais os detalhes. Para celebrar as duas culinárias, o chef Caio Soter e o restaurateur Vitor Velloso, do restaurante Pacato, de Belo Horizonte, recebem os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca do soteropolitano Origem, 52° lugar na lista da Latin America’s Best Restaurants, maior premiação da gastronomia latinoamericana. O jantar a seis mãos acontecerá no Pacato, no dia 28 de fevereiro.

“Receber Fabrício e Lisiane é uma honra para nós. Eles são as referências da comida baiana contemporânea hoje”, pontua Caio Soter. O Grupo Origem é hoje uma referência mundial em gastronomia nordestina. “Eles fazem o mesmo trabalho que fazemos com a comida mineira no Pacato, levantar a bandeira, apresentar ingredientes, reviver e resgatar tradições. A cozinha mineira e a cozinha baiana têm similaridades na tradição. São as mais amadas do Brasil e que têm os pratos mais replicados, como a moqueca, a galinhada e o feijão tropeiro. Vai ser muito legal realizar esse encontro entre duas culturas. O menu foi todo misturado, combinando elementos de ambas”, destaca.

Fabrício Lemos, chef do Origem, também reverencia a culinária mineira e afirma “amamos Belo Horizonte e todo o estado de Minas Gerais, porque vemos muita conexão com a Bahia e com o que a gente gosta de fazer, que é a comida raiz. O Caio é um profissional excepcional. Já conhecemos o trabalho dele há algum tempo e estávamos ansiosos pela oportunidade de cozinhar juntos”, conta. Será um jantar de fusão, unindo receitas do Origem e do Pacato em todos os pratos. “Então será um menu degustação que mistura a linha caipira do trabalho do Caio com o tempero da nossa Bahia”,  completa Fabrício.

O menu terá quatro tempos: couvert, belisquetes, prato principal e sobremesa. Nessa mistura das montanhas e sertões, com o mar e a culinária do continente africano, que também une as cozinhas dos dois estados, os clientes encontrarão preparos típicos, como: caldo de frutos do mar e pão de queijo, empadinha de polvo e glacê de porco, frango, angu, molho de moqueca, farofa de licuri, camarão, barriga de porco, tapioca, carne de sol, queijadinha e goiabada.

“Nosso trabalho de resgate da gastronomia mineira requer transpor as fronteiras do estado” explica Vitor Velloso, “por muito tempo os gastrônomos de Minas ficaram restritos à cena local ou abandonaram as raízes da nossa cozinha para buscar protagonismo nacional. Acreditamos em mostrar nosso sotaque pro mundo. Os jantares com chefs convidados do Pacato são uma iniciativa fundamental. Cada chef que vem aqui traz muita riqueza aos nossos comensais e leva consigo a essência de Minas para seus lugares de origem. Isso pra gente é muito especial”, completa o restaurateur.

Sobre o Pacato

Com um ano e meio de funcionamento, o Pacato consolida-se como um dos principais restaurantes de Belo Horizonte na cozinha mineira contemporânea. Este reconhecimento foi chancelado pelo título “Novidade do Ano”, pelo prêmio “Melhores do Ano 2022”, da Prazeres da Mesa. O restaurante também figurou na lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil, pela Revista Casual Exame.

Chef Caio Soter

Nascido em Belo Horizonte, Caio Soter sempre teve uma ligação forte com o território e, consequentemente, com a cozinha mineira. Em 2017, fundou a Umami Steaks, marca pioneira em carnes dry aged em Minas Gerais. Neste mesmo ano trabalhou com chefs renomados como Felipe Rameh, Fred Trindade, Flávio Trombino e Felipe Galastro. Em 2019, assumiu a chefia do restaurante Alma Chef, também na capital mineira, onde desenvolveu um trabalho inspirado na culinária mineira tradicional feita com ingredientes regionais e, por esse trabalho, foi premiado como Chef revelação da cidade. Em 2020 participou da segunda edição do programa de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo e, em setembro do mesmo ano, assumiu a cozinha do restaurante O Jardim. O ano de 2021 marca sua carreira com a abertura de seu primeiro restaurante, O Pacato, e de sua consolidação não apenas como um grande cozinheiro, mas como formador de profissionais da cozinha e mentor de transições de carreira para a gastronomia.

Vitor Velloso

Mineiro de Belo Horizonte, Vitor se estabeleceu em São Paulo em 2001, onde desenvolveu sua carreira em gestão e investimentos, com passagens também pelo mercado publicitário. Entusiasta da gastronomia, em 2019 decidiu entrar no mercado de restauração e fez sua estreia no setor com o Pacato, vendo em Belo Horizonte o local ideal para iniciar um processo de resgate histórico da gastronomia mineira, uma das mais relevantes do país. O empreendedor inaugurou recentemente o bar Pirex, também em Belo Horizonte, na praça Raul Soares.

Sobre Fabrício Lemos

Natural de Salvador, Fabrício Lemos morou nos Estados Unidos, onde se formou na Le Cordon Bleu. Durante o período no exterior, trabalhou em restaurantes da luxuosa rede de hotéis The Ritz-Carlton, Key Biscayne, Coconut Grove e Amelia Island, na Flórida, acumulando larga experiência nas culinárias mediterrânea, italiana, francesa e espanhola e aprendeu a dominar a sutileza da cocção dos frutos do mar. Retornou a Salvador em 2010 e depois de uma rápida passagem pelo Restaurante Mistura, em Itapuã, foi responsável pela criação do conceito da cozinha do Al Mare. O resultado lhe rendeu o título de Chef do Ano pela Revista Veja Comer & Beber Salvador em 2014. No ano seguinte, já estava à frente do Amado, eleito o melhor restaurante de Frutos do Mar do Brasil pela revista Gula em 2015. No mesmo ano, recebeu os prêmios de Chef Revelação do Brasil e de Melhor Restaurante do Nordeste para o Amado pela Revista Prazeres da Mesa. Em 2017, foi novamente escolhido Chef do Ano pela Revista Veja Comer & Beber Salvador, desta vez pelo trabalho autoral no Restaurante Origem. Neste ano, a casa também foi a escolhida em mais duas categorias: Melhor da Cidade, Melhor Variado/Contemporâneo. No ano seguinte, repetiu o feito, ganhando novamente os três prêmios, além do de Restaurante Revelação para o Ori, segunda casa do chef, aberta em 2018. Em janeiro de 2020, Fabrício Lemos inaugurou, novamente ao lado da esposa e sócia Lisiane Arouca, o Minibar Gem.

Sobre Lisiane Arouca

Nascida em Salvador, Bahia, Lisiane Arouca começou a se interessar pelos doces ainda na infância. Nas férias em Ilhéus, enquanto seus primos e irmãos brincavam na rua, ela não saía da cozinha de suas tias confeiteiras. Ainda muito jovem, começou a formação acadêmica na Faculdade de Belas Artes (UFBA), mas não demorou para encontrar sua plataforma de manifestação artística: os bolos confeitados. Decidiu então seguir carreira na culinária, formando-se em Gastronomia pela Estácio Bahia e no curso de Chef de Cozinha do Senac. Trabalhou em restaurantes de Salvador como chef confeiteira, assinando os cardápios de sobremesas, e foi sócia proprietária do 4Chef’s, empresa especializada em confeitaria personalizada, por quatro anos. Em 2016, abriu o Origem em sociedade com o chef Fabrício Lemos, seu marido. O casal abriu sua segunda casa em Salvador, o Ori, com conceito mais casual, em dezembro de 2018. Já em janeiro de 2020, a dupla de chefs inaugurou o Minibar Gem. Lisiane Arouca foi eleita a melhor chef-pâtissière do Brasil em 2019 pelo prêmio Melhores do Ano, da revista especializada Prazeres da Mesa.

SERVIÇO:

Funcionamento: Terça-feira (28 de fevereiro), das 19h às 23h.

Endereço: Rua Rio de Janeiro, 2735, Bairro Lourdes

Capacidade: 48 lugares

Reservas: tinyurl.com/minascombahia ou pelo WhatsApp: (31) 93618-0875

Instagram: @pacatobh

Total
0
Shares
Related Posts