Crédito: Carlinha Correa.
Grupos e Companhias de Teatro de todo o Brasil podem se cadastrar a partir da próxima segunda-feira (6). Festival será realizado de 16 a 23 de julho em Passos e cidades vizinhas do Sul de Minas
Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Festival Nacional de Passos e região. Grupos e Companhias de Teatro de todo o Brasil que estejam interessados em participar do Festival, têm até o dia 30 de março para cadastrar o espetáculo. São aceitas inscrições para as modalidades palco, rua e espaço alternativo. Para se cadastrar é preciso preencher um formulário no site www.festivalteatropassos.com e a comissão organizadora vai selecionar até 16 atrações para cartaz. O resultado será divulgado no dia 10 de abril, também no site do festival.
O diretor de teatro e coordenador do Festival Nacional de Passos, Maurílio Romão, diz que o processo de curadoria não é aleatório e obedece a uma metodologia de pontuação para selecionar os escolhidos. “O Festival de Passos é um evento bastante aguardado na cidade. Para atender às expectativas do público, a curadoria examina cuidadosamente todas as inscrições. Felizmente recebemos muitas peças originais e ótimos enredos, fica até difícil escolher. A comissão avalia as inscrições sob vários aspectos e atribui uma nota para cada um deles. Temos 100 pontos para distribuir, os classificados são os que conquistam as 20 primeiras notas do ranking. A novidade deste ano é que estamos admitindo peças estreantes, desde que estejam em fase final de montagem. Entendemos que é importante dar vez, voz e plateia às apresentações que estão começando”, pontua.
O Festival acontece em Passos, no sul de Minas, de 16 a 23 de julho de 2023. Ao fim do evento, dois espetáculos serão premiados. A modalidade melhor espetáculo do festival receberá o valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais) como prêmio, e o melhor espetáculo segundo a opinião pública, será contemplado com R$2.000,00 (dois mil reais). Este ano, a Diretora Artística do Teatro Brasileiro de Boston, Edel Holz dá nome ao troféu de premiação. Presente no Festival no ano passado, lançando o livro “Ana Carolina e a Pulga Percival, a atriz ganhou o troféu Press Awards na Flórida, em 2007, como melhor produtora teatral. Mais informações sobre o festival podem ser obtidas pelo site, ou através do e-mail [email protected].