O papel do BPO na era digital

Saiba mais sobre essa tendência em crescimento na gestão financeira 

É comum que muitas pessoas associem aos escritórios de contabilidade muita papelada guardada em gavetas e armários. Mas como em qualquer esfera, esse setor também passou por avanços tecnológicos. E um dos fatores que colaborou para essas mudanças foi o BPO financeiro.

Robson Evangelista, Consultor em Gestão Financeira Empresarial e criador do software Justo e Calculado destaca que o BPO é a terceirização dos processos de negócios. “Nesse caso, uma equipe qualificada passa a cuidar da gestão das finanças da empresa e se responsabiliza por funções, como plano de contas, controle do fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, projeção orçamentária, dentre outras tarefas essenciais”, frisa.

A realização do BPO financeiro permite que  a empresa diminua gastos com folha de pagamento, ao mesmo tempo em que promove uma gestão eficiente das finanças. A partir da transformação digital, a gestão de documentos e a análise de dados ficam ainda mais vantajosas. “Essa inovação na contabilidade, além de demandar novos modelos de negócios para atender aos clientes cada vez mais exigentes, trouxe modernidade para a gestão das informações tributárias, legais e trabalhistas pelo meio digital”, ressalta o consultor.

BPO na era digital

A transição digital na contabilidade envolve o uso da tecnologia, da análise de dados, do big data e da inteligência artificial para desburocratizar e automatizar processos. Sendo assim, lançamentos repetitivos de dados feitos manualmente ficaram para trás e deram lugar às soluções tecnológicas. “A organização de documentos em nuvem e o uso de uma plataforma de gestão contábil são exemplos de transformações digitais importantes atualmente”, ressalta Robson.

Além disso, para autônomos, micro e pequenas empresas que têm pouca ou nenhuma estrutura, o BPO financeiro acaba sendo uma excelente solução para ter um processo de qualidade seguro, sem ter que crescer fora do core business (atividade principal). Já para as empresas maiores e mais complexas, em função da alta demanda e da burocracia, se torna imperativo contar com um ou mais parceiros especialistas em demandas financeiras e contábeis.

Fonte: Robson Evangelista – Consultor em Gestão Financeira Empresarial, com mais de 15 anos de experiência, atuando nas áreas Administrativa, Financeira e Controladoria em empresas de vários segmentos. Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Fiscal e Tributária e Finanças. – @robsonjse –

Foto: Internet

Total
0
Shares
Related Posts