Ética nos Negócios: como promover uma cultura de integridade e responsabilidade corporativa?

Saiba quais são os principais princípios éticos

As empresas  podem manter um conjunto de ética nos negócios para manter o bem-estar, a responsabilidade e a reputação geral da empresa, além disso,  cada funcionário também pode desenvolver a ética comercial e pessoal para se tornar um colaborador mais profissional no ambiente de trabalho.

Valéria Bax, Master Business Coach e Mentora, Sócia do Instituto EVEX, explica que a ética nos negócios diz respeito à autenticidade e à integridade da empresa   ou das pessoas que disponibilizam algum tipo de organização. “Para se manter, é preciso primeiro comunicar quais são os princípios éticos da empresa através de um documento geralmente chamado de código de conduta”, destaca.

Uma boa conduta ética nos negócios ajuda a criar relacionamentos comerciais fortes que resultam em custos de produção mais baixos, negócios repetidos e acesso facilitado a fontes de financiamento para sustentar o crescimento e as futuras expansões da empresa.Vai muito além da lealdade e moral das pessoas que fazem a empresa acontecer, funcionários e donos. Tem muito a ver com a sustentabilidade da empresa a curto e longo prazo.

Geralmente a empresa que age de forma ética e comunica isso claramente, fica mais forte, tem um nome e uma reputação forte no mercado e tem um impacto positivo nos seus resultados. “Seus clientes (tanto internos quanto externos) têm mais confiança na empresa, além de mais segurança nas informações e negociações envolvidas, entre outros aspectos”, afirma Valéria.

Princípios éticos 

A empresa precisa definir quais são os seus principais princípios éticos. O que pode ser ético e importante para uma empresa, não é necessariamente para outra. Mas geralmente os principais são baseados em responsabilidade (pelas atividades que a empresa executa), justiça (no sentido de ser imparcial e justo nas decisões necessárias), e em ser uma empresa que obedece às leis a que o negócio está submetido, ter cuidado com a companhia, as pessoas e demais stakeholders envolvidos com o negócio.

Fonte: Valéria Bax, mais de 30 anos de experiência como empresária no varejo onde atualmente é conselheira e sócia na empresa Decisão Atacarejo, Master Business Coach e Mentora, Sócia do Instituto EVEX (Mentoria e Conselho Empresarial).

Foto: Internet

Total
0
Shares
Related Posts