Entenda a importância de manter o cadastro do Google Meu Negócio atualizado

Crédito da foto: Arquivo Pessoal.

Com olhar voltado para as redes sociais, empresas esquecem da influência do site de pesquisas mais utilizado no mundo

Com cerca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas e que está em constante crescimento. No Brasil, por exemplo, a plataforma soma 99 milhões de perfis que ficam online basicamente o tempo todo. Com o boom das redes sociais, muitas empresas migraram o olhar para as possibilidades da venda online, através destas plataformas, e se esqueceram de um dos sites de pesquisas mais importantes no mundo: o Google!

É de suma importância que as empresas mantenham a ficha do Google Meu Negócio atualizada, como explica Guilherme Vital, publicitário e Google Partner. “Atualizar a ficha do Google Meu Negócio é o básico, mas muitas empresas se esqueceram disso devido ao uso frequente das redes sociais como ferramenta de trabalho. Quando o possível cliente vai fechar a compra com a empresa, ele olha, principalmente, no Google, pois através dos comentários de outros compradores é que este cliente irá avaliar a empresa”, explica Guilherme.

Assim como um cliente pode elogiar a empresa, ele também é livre para colocar comentários negativos. Para o empreendedor, existem dois motivos para querer apagar um comentário negativo: fake news e cliente verdadeiro. “Mesmo quando se trata de fake news é necessário responder o comentário, pois o cliente que está vendo não sabe que, na verdade, o perfil é mentiroso. Para essas situações, é ideal responder o comentário dizendo que aquela denúncia não se trata da sua empresa, deve-se também reportar o comentário para o Google. Já aquele cliente verdadeiro, que não gostou da sua empresa ou serviço: trate-o bem, pois há muitos futuros clientes vendo essa interação online”, relata Guilherme.

A chave para melhorar o ranqueamento na ferramenta é ter rotina, isto é: incluir no dia a dia da empresa o pedido de avaliação do cliente, o funcionário percebe quando o cliente é um possível avaliador positivo e ele poderá pedir para esta pessoa avaliar a empresa ou serviço no google. “Esta é uma carta na manga. Durante o atendimento presencial, os colaboradores podem pedir aos clientes para realizar esta avaliação. Fazendo isso, o cliente ajuda a empresa a se destacar na internet e também ajuda os possíveis compradores online a garantirem um produto de confiança”, explica o publicitário.

A ficha no Google Meu Negócio, quando bem-feita, transforma-se em dinheiro. Uma empresa de 4 a 5 estrelas é vista como uma referência para fazer negócio, já aquelas que tem menos que isso não são consideradas confiáveis e o consumidor continua atrás de uma ficha melhor avaliada. O Google oferece um serviço gratuito e mostra para a empresa qual o caminho do cliente até chegar a empresa dele, isso é positivo para os negócios observarem em qual etapa estão errando.

Além disso, a ferramenta também remove os comentários negativos gratuitamente, para isso, a empresa realiza uma reclamação e o Google vai avaliar se aquele comentário fere as políticas ou não e assim remover o conteúdo comentado.

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