Tecnologia nos negócios: líderes podem inspirar equipes à inovação

A liderança é um fator crucial para garantir a revolução nas organizações

Os líderes são referenciais em todas as organizações e o sucesso das empresas também é proveniente do desempenho deles. Um gestor forte e inovador pode ser a diferença entre uma empresa que se mantém estática e uma que cresce e se adapta continuamente ao mercado e aos desafios. Sendo assim, é fundamental que ele acompanhe as novidades tecnológicas. Um exemplo disso é que, de acordo com a Época Negócios, mostra que o investimento em Inteligência Artificial será adotado por 70% das empresas consultadas em 2023.

André Bax, Fundador do Evex Educação Empresarial, explica que a cultura de uma empresa é como um conjunto de normas não escritas que moldam o comportamento dos seus funcionários. “Para criar uma cultura de inovação, os líderes precisam começar por estabelecer valores e crenças que apoiem a inovação. Isso pode incluir a definição de objetivos ambiciosos e a criação de um ambiente que encoraje o pensamento crítico e a busca por novas ideias”, diz.

Além disso, a tecnologia está em constante evolução, e os líderes devem garantir que suas equipes estejam atualizadas com as últimas tendências e ferramentas tecnológicas. Isso pode envolver a promoção de programas de treinamento e desenvolvimento. “Ao promover uma cultura de aprendizado contínuo, os líderes estimulam o crescimento pessoal e profissional de suas equipes, garantindo que estejam preparadas para os desafios futuros”, completa André.

Como líderes podem impulsionar a cultura da inovação?

  • Crie uma cultura de inovação;
  • Fomente o diálogo e colaboração;
  • Incentive a experimentação;
  • Forneça recursos e treinamentos;
  • Lidere pelo exemplo;
  • Monitore o progresso e meça os resultados;
  • Forneça suporte e mentoria;
  • Acompanhe tendências tecnológicas.

Fonte: André Bax, Fundador do EVEX EDUCAÇÃO EMPRESARIAL. Conselheiro certificado pela FDC – Fundação Dom Cabral, possui MBA pela Ohio University e pós-graduação nas áreas de Gestão Empresarial e Gestão de Negócios para Executivos pela Fundação Getúlio Vargas. – @evexeducacaoempresarial –

Total
0
Shares
Related Posts