De 16 a 20 de novembro, 7ª edição do “Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais” homenageia Marcelo Xavier

Marcelo Xavier – Acervo Pessoal.

Evento será sediado no CCBB em parceria com a 5ª edição do
Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI BH

A 7ª edição do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais acontece de 16 a 20 de novembro, no Centro Cultural Banco do Brasil – Belo Horizonte, dentro da programação do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI BH, com acesso gratuito. Após a 6ª edição on-line em 2021, o Salão retorna ao formato presencial, homenageando o escritor, ilustrador e artista plástico Marcelo Xavier. Será uma oportunidade para enaltecer leitores, escritores, editores e toda a cadeia produtiva da literatura.

Participam mais de 30 editoras, entre elas Compor, Dimensão, RHJ Livros, Aletria, Aazza Edições, Grupo Lê, Literíssima Editora e muitas outras. Além de conhecer a nova produção literária e encontrar clássicos da literatura, o Salão tem uma caraterística educativa. A partir da parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade, SMED-BH, serão distribuídos mais de 10 mil vales-livros na Feira Literária, que poderão ser trocados, pelos alunos e educadores, pelas diversas obras disponíveis, que abrangem desde os clássicos da literatura infantil até as mais recentes criações contemporâneas. O público em geral também pode adquirir livros e participar da programação do evento, que contará com mesa de debate e narração de histórias em homenagem a Marcelo Xavier.

Reconhecido por prestigiosos prêmios literários no Brasil, Marcelo é autor de mais de 20 livros, a maioria para crianças, e é destaque na ilustração tridimensional com massinha. Na programação, a professora Cláudia Prates, que trabalhou em sala de aula por muitos anos com livros do escritor, especialmente com alunos portadores de deficiência, e a editora Lourdinha Mendes, do Grupo Lê, farão um bate-papo com o homenageado. A mediação será da escritora e diretora da Câmara Mineira do Livro, Leida Reis. O contador de histórias Lua Gondi ainda apresentará narrativas de livros de Marcelo Xavier, como “Asa de Papel” e “Se criança governasse o mundo”.

A 7ª edição do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Câmara Mineira do Livro, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte – SMED BH, patrocínio do Mater DEI e produção da Fina Fazedoria. A 5ª edição do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI BH é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico.

SERVIÇO

7º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais

Data: de 16 a 20 de novembro, das 09h às 21h

Local: CCBB Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)

Contação de Histórias com Lua Gondi

Domingo (19/11), 16h

Local: Pátio do CCBB-BH

Mesa com Marcelo Xavier, Cláudia Prates, Lourdinha Mendes e mediação de Leida Reis

Domingo (19/11), às 17h

Local: Pátio do CCBB-BH

Entrada livre e gratuita

Mais informações: https://www.instagram.com/salaodolivro/

Total
0
Shares
Related Posts