CECÍLIA BARRETO LANÇA SEU 2º DISCO AUTORAL COM SHOW NO CINE THEATRO BRASIL

0
73

Crédito das fotos: Jair Campos.

Evento no Teatro de Bolso será no dia 14 de dezembro com entrada gratuita

 

“Cecília Barreto Autoral II” é o título do novo disco que a musicista Cecília Barreto lança no dia 14 de dezembro, quinta-feira, às 19h, no Teatro de Bolso do Cine Theatro Brasil Vallourec com entrada gratuita. O trabalho chega às plataformas digitais no mesmo dia.

Com 74 anos de idade e 61 de carreira, Cecília tem a música como companheira desde muito pequena. Aos 5 começou a aprender os primeiros passos no piano e, depois, no acordeon. Paralelamente, estudava violão popular sozinha. Aos 11 passou a dar aulas para outras crianças de sua família, ensino esse que a acompanharia por toda sua carreira já que, ao longo dos últimos 30 anos, lecionou no Centro de Formação Artística (CEFAR) do Palácio das Artes.

Agora, se prepara para lançar seu segundo álbum com composições próprias, algumas parcerias e poemas musicados, com o luxuoso auxílio do multi-instrumentista Rogério Delayon nos arranjos e na direção musical

“Esse trabalho vem coroar toda uma vida dedicada à música. As composições trazem a combinação dos diferentes gêneros que fazem parte da nossa MPB, desde o chorinho, à moda de viola, à bossa nova, ritmos temperados pelo sabor do jazz… Para isso, juntei um grupo querido de amigos músicos renomados que deram um brilho ainda maior ao que pensei em apresentar”, conta Cecília. Para ela, o trabalho vai possibilitar que as pessoas possam conhecer melhor o trabalho do músico mineiro. “A maneira do mineiro compor e seu enfoque musical que é peculiar e próprio. Então acho que meu CD – sendo feito por músicos, compositores e poetas daqui -, vai dar uma amplitude nessa visão”.

A parceria com Rogério Delayon já é antiga. “Conheço ele a fundo já que foi meu aluno no Palácio das Artes, um aluno estudioso e aplicado. Logo depois, começou sua carreira, um músico ímpar. Continuei acompanhando seus passos e admirando tudo o que fazia. Sei da sua enorme capacidade, por isso o escolhi”, confessa Cecília. O disco foi gravado no Estúdio Toca do Leão, entre os meses de março e setembro de 2023 e conta com participações de Lidi Satier, Ladston do Nascimento, George Arrunáteghi, Rita Silva, Felipe Bedetti, entre outros.

No show do Cine Theatro, Cecília vai apresentar as músicas do álbum e também vai contar com os amigos que participaram do trabalho. “Será uma noite de celebração à música e aos amigos que fiz pelo caminho. Estamos preparando uma apresentação muito linda e emocionante”, explica a musicista. Lançar seu segundo álbum aos 74 anos é um privilégio. “Me dá uma sensação de juventude! O trabalho é sempre bom, rejuvenesce a gente, mantém a chama e o espírito acesos. A gente só envelhece quando para, por isso estou sempre me renovando. Aceito o novo, me mantenho aberta para ele, o que me proporciona coisas como lançar um disco, dando uma sensação de continuidade. E tenho muita coisa pra mostrar ainda”, finaliza Cecília.

“Cecilia Barreto Autoral II”  é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. A entrada é gratuita com retirada de ingressos via Eventim.

Sobre Cecília Barreto

São 61 anos de carreira dedicados à música e à educação musical, ministrando aulas de violão clássico no Palácio das Artes durante 30 anos e também como diretora da escola de música do CEFAR por 4 anos. Foi professora de Teoria Musical no Projeto Música nas Escolas por 15 anos, além de Curadora e Orientadora do Corpo Docente no mesmo Projeto. Integra, como violonista solo na área popular, os grupos de choro Violões & Cia e Trio Novo.

Mesclando o Popular e Erudito, já gravou um CD e DVD com o Violeiro João Araújo, formando o Duo Barreto-Araújo. Participou de grupos eruditos e populares ao longo da extensa carreira, continuou compondo e tocando em palcos por todo o Brasil. Em 2009 lançou seu primeiro CD autoral, batizado de “Cecília Barreto autoral”, contando com a participação de cantores e músicos mineiros reconhecidos nacional e internacionalmente.

Ficha Técnica

– Gravado, mixado e masterizado no Estúdio Toca do Leão por Rogério Delayon entre março e setembro de 2023
– Produção executiva: Felipe Bedetti
– Percussão: Carlinhos Ferreira
– Baixo e baixo acústico: Miltinho Ramos
– Violão Nylon: Felipe Bedetti
– Arranjo de violão: Felipe Bedetti (Faixas 1,6 7,8 e 11)
– Trombone: João Machala
– Flauta e sax soprano: Léo Barreto
– Cavaco, ganzá, sitar guitar, violão aço, baixo Fretless, e-bow, cavaquinho, bandolim: Rogério Delayon
– Teclado, piano, acordeon: Tatá Sympa
– Bateria: Léo Pires
– Matheus Gazzi: caixa de folia
– Coro: Matheus Gazzi, Thiago Gazzi, Gabriel Barreto, Rita Silva e Rogério Delayon
– Vozes: Ladston do Nascimento, Lidi Satier, George Arrunateghi, Felipe Bedetti, Rita Silva
– Violão nylon e voz: Cecília Barreto
– Apoio administrativo: Zebeto Correa
– Elaboração do projeto no Fundo Municipal de Cultura: Simone Senra
– Arte gráfica: Alan Alves
– Foto de capa: Ana Fonseca
– Produzido com o Apoio da Lei de Incentivo do Fundo Municipal de Cultura

Serviço

Lançamento de “Cecília Barreto Autoral II”
Data: 14/12, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Teatro de Bolso do Cine Theatro Brasil Vallourec
Av. Amazonas 315 – Centro, Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita
Retirada de ingressos: Eventim
Apoio: Lei de Incentivo do Fundo Municipal de Cultura