Restaurante Pacato figura a 50 Best Discovery, que aponta os melhores destinos do mundo para experiências gastronômicas

Caio Soter – Crédito Brejo.

Com sua gastronomia mineira contemporânea, casa acumula reconhecimentos em apenas dois anos de história

 

Com apenas dois anos de atuação, o restaurante Pacato já projeta Minas Gerais para o mundo. Com a proposta de exaltar tradições mineiras na gastronomia de alto padrão, a casa agora faz parte do 50 Best Discovery, coleção digital que aponta os melhores destinos para experiências culinárias únicas. O 50 Best Discovery funciona como uma extensão das listas anuais do 50 Best de bares e restaurantes, o mais aguardado ranking gastronômico do mundo.

Todos os presentes no 50 Best Discovery receberam votos dos especialistas responsáveis por criar as listas. Para se qualificar, um estabelecimento precisa ter um número significativo de votos na rodada mais recente. A academia envolvida para a criação do ranking dos “50 Melhores Restaurantes do Mundo”, por exemplo, reúne mais de 1.100 especialistas internacionais da indústria de restaurantes. O grupo é composto por escritores, críticos gastronômicos, chefs e donos de restaurantes que viajam por todo o mundo.

A novidade vem após outros títulos como “Novidade do Ano”, pelo prêmio “Melhores do Ano 2022”, da Prazeres da Mesa, e a presença na lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil, pela Revista Casual Exame. Os resultados são reconhecimento do trabalho realizado pelos sócios Caio Soter e Vitor Velloso que, além do grande empenho na casa e na em sua cozinha, lideram um movimento consciente de alçar esta gastronomia mineira contemporânea inovadora ao mundo. Em 2023 o Pacato recebeu 15 dos mais renomados chefs do Brasil para jantares a quatro mãos. E todos foram convidados para conhecer Minas Gerais para além das portas do restaurante.

“O Pacato é uma aula: de hospitalidade, de cozinha e de pertencimento. Cada prato conta uma história, cada detalhe tem um propósito que deixa tudo mais gostoso. Saímos de lá nos sentindo mais felizes e mais mineiros.”, comenta Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó.

Na 50 Best Discovery, a sofisticação do Pacato é destacada em sua descrição: “Supervisionado pelo chef Caio Soter, você pode esperar que sua experiência em bifes maturados torne o cardápio aqui um assunto robusto, mas, pelo contrário, este é um hino à ‘culinária de quintal’, vulgo frango, porco e vegetais. Isso não significa que estamos falando de culinária caseira, já que os menus à la carte e de degustação de 10 pratos provam que a habilidade em jogo aqui está um nível acima do resto”.

A publicação também chama a atenção para o ambiente aconchegante, o que também é ressaltado por Mara Salles, que também participou de um jantar a quatro mãos em 2023: “Fui a BH cozinhar com Caio Soter e visitei o Jequitinhonha, sem nunca ter ido lá, apenas com seu menu. O Pacato ambienta a comida para traduzir a cultura do local que ela representa. Esse cuidado, esse jeito afetuoso de contar nossas histórias também me representam e foi assim que a nossa comida ficou linda”.

Com o intercâmbio gastronômico, os chefs convidados podem conhecer de perto a culinária produzida pelo Pacato, que celebra os ingredientes locais, e trazer, ao mesmo tempo, suas próprias tradições, técnicas e influências.

Roberta Sudbrack, eleita em 2015 a melhor chef mulher da América Latina pela revista inglesa Restaurant, comenta: “Foi uma das experiências mais gostosas de 2023 cozinhar no Pacato com o Caio e sua equipe tão acolhedora. Da chegada no aeroporto, ao brinde final, depois do dever cumprido, me senti absurdamente acarinhada. É fato que o mineiro recebe sempre muito bem, mas a equipe do Pacato superou em tudo! Estar em Minas é sempre motivo de alegria para mim, e conhecer um pouco mais de Minas Gerais pelos olhos do Caio, um mineiro tão generoso, tornou essa experiência única! Espero repetir a dose em todos os sentidos, muito em breve”.

SERVIÇO 

Restaurante Pacato

Funcionamento: Quarta – Sexta: 12h às 15h | Quarta – Sábado: 19 às 23h | Sábado – Domingo: 12h às 16h

Endereço: Rua Rio de Janeiro, 2735 – Lourdes

Belo Horizonte – MG

Capacidade: 48 lugares

Reservas: https://pacatobh.com.br/

Instagram: @pacatobh

Total
0
Shares
Related Posts