Braseiro – Santuário do Caraça/Divulgação.
Evento open bar e open food será realizado no dia 21 de setembro com opções deliciosas que vão de costela de boipescados, passando por barriga de porco e a guloseimas para a criançadafrutos do mar
O Santuário do Caraça, um dos destinos mais icônicos de Minas Gerais, se prepara para receber a segunda edição do Braseiro – Festival de Assados e Defumados, que promete encantar os visitantes com uma experiência gastronômica e cultural inesquecível. O evento, que acontecerá no dia 21 de setembro, sábado, das 12h às 21h, contará com três shows musicais e doze estações de comidas, cada uma oferecendo uma técnica única de preparo.
Os participantes poderão desfrutar de apresentações ao vivo com o Samba do Dan e o rock das bandas The Velvet Kings e Decks, que prometem animar o sábado no destino turístico. “Estamos muito felizes em trazer novamente o Braseiro ao Santuário do Caraça. Este festival celebra a diversidade de sabores e a riqueza cultural que a gastronomia pode oferecer, além da boa música. É uma oportunidade única para os visitantes experimentarem técnicas tradicionais e rudmimentares de assados sul-americanos e desfrutarem de uma experiência sensorial completa”, disse o gerente geral, Pablo Azevedo.
Confira as estações gastronômicas que estarão presentes:
- Costela de Boi – Chef Letícia Croce. Técnica: Fogo de Chão, uma tradição gaúcha que remonta aos tempos dos tropeiros.
- Barriga de Porco – Chefs Ana Lucia e Letícia Croce.
- Pernil de Cordeiro e Legumes – Chef Luciano Avellar. Técnica: Curanto En Hoyo de Chiloé, uma tradição chilena de assar em buracos cavados no chão.
- Frutos do Mar e Miúdos da Terra – Chef Luciano Avellar. Técnica: Direto na Brasa, inspirada no “Dirty Steak” americano.
- Choripán Mineiro – Chef Adriano Cezário. Técnica: Espetinho na Brasa e Choripán, misturando influências brasileiras e argentinas.
- Peito de Boi e Costelinha de Porco – Chef Vinícius Dutra. Técnica: Pit Smoker, do American Barbecue.
- Surubim – Chef Grazielle Dutra. Técnica: Parrilla, com raízes na região do Rio de La Plata.
- Frango e Mel – Chef Grazielle Dutra. Técnica: Moquém, uma grelha artesanal usada por tribos indígenas brasileiras.
- Carne de Sol – Chef Pastaia Rafaela Valim.
- Cavatelli, Legumes e Cogumelos – Chef Rafaela Pastaia Valim. Técnica: Varal, uma variação do fogo de chão que destaca um sabor peculiar.
- Broinha de Cenoura e Doce de Leite.
- Frutas e Chocolate – Chef Juliana Dutra.
Os últimos ingressos estão à venda por meio da plataforma Sympla. Se o visitante quiser prolongar sua experiência e se hospedar, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (31) 3942-1656.
Sobre o Santuário do Caraça
Considerado um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, o Santuário do Caraça recebe visitantes de diversas partes do mundo à procura de experiências em meio à natureza, gastronômicas, históricas, culturais e religiosas. Por isso, é um importante indutor econômico na região e uma das vitrines que mostram o Estado para o planeta.
O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual. Foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), a pousada com 57 apartamentos e quartos, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.
O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado.
Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão. Seu solo é rico em minérios, explorados nos séculos anteriores, e com grande concentração de quartzito ou rocha metamórfica. Desde 2011, passou a ser preservado contra exploração comercial. O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que abastecem aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.
Serviço
Braseiro – II Festival de Assados e Defumados do Santuário do Caraça
Data e horário: sábado, 21 de setembro, das 12h às 21h
Local: Santuário do Caraça – Estrada do Caraça, Km 9, entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, com fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436
Evento open bar e open food
Mais informações e ingressos por meio da plataforma Sympla.
Realização: Santuário do Caraça