EXPOSIÇÃO “ANCESTRAL: AFRO-AMÉRICAS” ENCERRA TEMPORADA NO CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL BELO HORIZONTE, NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (12/05)

Ancestral – Crédito: Marina Quintão.

CCBB BH

Exposição: até 12 de maio de 2025

Curadoria: Ana Beatriz Almeida e Renato Araújo da Silva 

Direção Artística: Marcello Dantas

Produção: Magnetoscópio 

Entrada franca

Patrocínio: BB Asset e Google

Em cartaz no CCBB BH até a próxima segunda-feira (12 de maio), a surpreendente exposição “Ancestral: Afro-Américas” vem impactando visitantes de várias faixas etárias e classes sociais. Reunindo mais de 130 obras de artistas afrodescendentes do Brasil e dos Estados Unidos, de grande relevância no cenário internacional, a mostra traz a assinatura de Marcello Dantas na direção artística, e curadoria de Ana Beatriz Almeida e Renato Araújo da Silva (Núcleo África Tradicional). Por um período de mais setenta dias, “Ancestral: Afro-Américas” atraiu um grande e diversificado público.

 

Gislane Tanaka, gerente geral do CCBB BH, ressalta a importância da mostra. “Além de sua força estética e simbólica, ‘Ancestral: Afro-Américas’ também se destacou pelo caráter educativo. A grande procura por visitas mediadas de escolas e instituições reforça o interesse em temas como identidade, território e imaginação, que atravessam toda a curadoria. A mostra ofereceu ao público, especialmente ao público jovem, uma vivência sensível que articula corpo, espaço e sonho como dimensões fundamentais da experiência humana e da arte afrodescendente. Nesta última semana, ainda é tempo de percorrer esse trajeto de aprendizado e escuta”.

“Nós nos deixamos guiar pelos grupos e comunidades da diáspora africana que reimaginaram o conceito de servidão nessas nações coloniais para as quais foram trazidas, contribuindo de maneira significativa para a construção da identidade nacional desses lugares. A partir da ideia de seres humanos que reinventam sua existência em um ambiente hostil, selecionamos artistas que evocam essa invenção, essa transformação, e esse processo de ‘tornar-se’ como uma poderosa ferramenta, poética e estética”, ressalta a curadora Ana Beatriz Almeida.

“A palavra ‘ancestral’ é comum tanto em inglês quanto em português. É essa origem compartilhada que buscamos evidenciar na arte contemporânea, algo que ultrapasse as barreiras geográficas, linguísticas e culturais. A exposição ‘Ancestral’ demonstra que, mesmo diante de tanta dor, sofrimento e com todo distanciamento de séculos de diáspora africana, sua arte persiste na capacidade de manter uma chama acesa ao longo do tempo”, completa o diretor artístico da mostra, Marcello Dantas.

Com expografia orgânica, a mostra, que ficará em cartaz até a próxima segunda-feira (12 de maio), oferece reflexões sobre a afirmação do corpo, a dimensão onírica dos sonhos e a reivindicação de espaço. Através desses três eixos – corpo, sonho e espaço – “Ancestral: Afro-Américas” promove um encontro que valoriza o conceito de identidade afro-americana no Brasil e nos EUA e também a arte decolonial. A exposição não apenas homenageia os artistas que desafiaram as brutalidades e o apagamento do colonialismo, mas também busca fomentar um diálogo aberto sobre o impacto e a relevância das raízes africanas ancestrais na sua formação e em seus contextos sociais.

Circuito Liberdade 

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

SERVIÇO – EXPOSIÇÃO “ANCESTRAL: AFRO-AMÉRICAS”

Período: até 12 de maio de 2025

Horário de visitação: de quarta a segunda, das 10h às 22h

Local: CCBB BH – Galerias do 3º Andar

Classificação indicativa: Livre

ENTRADA GRATUITA – ingressos pelo site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH

Patrocínio: BB Asset e Google

Apoio: Centro Cultural Banco do Brasil, Embaixada dos Estados Unidos e Bank of America

 

CCBB BH

Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte (MG)

Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h

Telefone: (31) 3431-9400

E-mail: [email protected] | Site: ccbb.com.br/bh

Redes sociais: facebook.com/ccbbbh | instagram.com/ccbbbh

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Related Posts