Vendas online crescem mais de 100% durante pandemia de Covid-19

Para manter vendas e contornar a crise, empresas devem ficar de olho no comportamento de consumidores e seguir algumas tendências

O isolamento social, decorrente da pandemia de Covid-19, fez com que a população mudasse alguns comportamentos nas mais diversas áreas. No setor econômico, essa mudança foi observada através da nova maneira de realizar compras. De acordo com levantamento realizado pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as vendas online aumentaram em mais de 100% em todos os segmentos no país.

Aline Oneda, especialista em marketing e encantamento do cliente, comenta que empresas resistentes a esse tipo de comércio precisaram se adaptar rapidamente e empreendedores que já eram adeptos desse modelo viram o negócio sobreviver mesmo em um período conturbado para a economia. “O comércio online já era uma tendência antes. Com os aplicativos de delivery e plataformas cada vez mais completas de e-commerce essa era uma aposta certeira para os próximos anos. Porém, com todo esse momento difícil, o processo foi acelerado e agora todas as empresas que querem continuar sobrevivendo estão apostando nesse modelo”, diz.

No entanto, Aline ressalta que é preciso cautela ao adotar algumas estratégias. “O crescimento no setor de vendas online significa que a concorrência nesse meio também está maior. Portanto, não basta apenas se colocar dentro das plataformas online. É preciso criar uma estratégia de vendas e chamar atenção do cliente para os diferenciais que vão fazê-lo escolher o seu produto ao invés do concorrente”, indica a especialista em marketing.

Aline cita a importância de saber utilizar as ferramentas e usufruir de todas as oportunidades. “Assim como nas vendas realizadas presencialmente, o cliente vai sempre buscar o melhor custo-benefício aliado ao atendimento de qualidade. Lembrando que, em muitos casos, o atendimento pode até valer mais que o próprio produto. Afinal, o cliente quer ser bem recebido, amparado e encontrar a solução para o problema que enfrenta”, orienta.

Então, mesmo utilizando as plataformas online, é preciso chegar até ao cliente de maneira ágil, educada e acessível. “Monte um planejamento com estratégias para chamar o seu cliente nas ferramentas online. As redes sociais são as principais aliadas para isso. Esteja presente nessas plataformas e não foque somente em vender o tempo todo. Se a intenção é fidelizar o cliente, ele precisa contar com uma empresa que proporcione aconchego em um momento tão complicado”, completa Aline.

Outro ponto destacado pela especialista é a importância de comunicar o cliente cada etapa do processo de venda oferecido pela empresa. “Avise quando a venda for efetivada, quando estiver em separação, se saiu para entrega e todos os demais processos necessários. Ao final não esqueça de perguntar se tudo correu bem. Esse processo de transparência e comunicação pró-ativa mostra o quanto a empresa se importa com o cliente e faz com que a espera de entrega do produto cause menos ansiedade”, enfatiza.

Fonte: Aline Oneda, publicitária, especialista em marketing e encantamento do cliente.

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