Diretora do CENSA Betim participa de live sobre a influência da arte em pessoas com deficiência

Natália Costa, diretora presidente da instituição que é referência nacional, participará da transmissão ao vivo que acontece no dia 20 de agosto, a partir das 16h, pelo canal da SEDESE/MG no YouTube

A Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE) realizará a live “Como a arte e a música podem influenciar as pessoas com deficiência?”. A psicóloga e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, fará uma participação para contribuir com o seu conhecimento e experiência adquiridos na condução da instituição que é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual e autismo. Além dela, participarão também: José da Mata, aluno de dança do Projeto Superar e do Centro Cultural da Pampulha, Karen Aguiar, Miss Cadeirante 2020 e Wesley Barbosa Severino, Coordenador Estadual de Articulação e Atenção a Pessoa com Deficiência. A transmissão será feita nesta quinta-feira, 20 de agosto, às 16h, pelo canal da SEDESE no YouTube.

De acordo com Natália Costa, é importante difundir o tema porque trata do uso do recurso artístico como meio terapêutico e de inclusão das pessoas com deficiência. “No CENSA Betim, usamos a arte como instrumento de socialização e inclusão de nossos educandos. Os resultados são muito satisfatórios e muitas vezes vão além da expectativa inicial. Além da música, temos oficinas de teatro, artesanato e dança. O envolvimento dos alunos é gratificante e o resultado final, além do desenvolvimento cognitivo e comportamental, que é um dos focos principais, temos lindas obras de arte que são comercializadas, alunos que tocam instrumentos musicais e apresentações teatrais em eventos e festividades”, comenta.

Sobre o CENSA Betim

O CENSA foi fundado em 1964 pela educadora Ester Assumpção, mulher à frente de seu tempo, que trabalhou com Helena Antipoff no Instituto Pestalozzi. Dona Ester, como era carinhosamente chamada, acolhia em seu próprio lar crianças com deficiência cujas famílias não podiam fixar residência em Belo Horizonte. Assim nasceu o CENSA, de um sonho, um ideal de uma educadora, cujo desejo de cuidar e amparar crianças com deficiência e suas famílias era genuíno e se materializou em quatro instituições por ela fundadas: CENSA, APEX, Instituto Ester Assumpção e Clínica São José.

Serviço

Live – “Como a arte e a música podem influenciar as pessoas com deficiência?”

Data: 20 de agosto | quinta-feira

Horário: a partir das 16h

YouTube SEDESE: https://www.youtube.com/channel/UCRcVCXjuMvK50exift6diww

CENSA Betim

Local: Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG

Instagram: @censabetim

Facebook: https://www.facebook.com/censabetim/

Site: www.censabetim.com.br

 

Total
0
Shares
Related Posts
Read More

Rodrigo Kimura – Divulgação. Maior entidade representativa do setor solar fotovoltaico no país, a ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – acaba de eleger seu novo Conselho de Administração para o período de 2022 a 2026. Entre os eleitos, está o diretor comercial da AXS Energia, Rodrigo Kimura, como conselheiro da Regional Sul. Com 20 anos de experiência profissional nos segmentos de geração e transmissão de energia, Kimura faz uma análise do atual cenário do setor no país. “Mesmo com os reflexos econômicos deixados pela Pandemia do COVID 19, o mercado de energia limpa permanece em franca expansão no Brasil, e as projeções para 2022 são muito positivas. Espera-se investimentos da ordem de mais de R$ 50 bilhões no setor. Um fator que tem tracionado muito o crescimento das energias renováveis no Brasil é a busca dos consumidores, tanto pessoas físicas como jurídicas, por soluções para reduzir os seus gastos com energia. Neste momento, as fontes renováveis como a Solar têm feito a diferença neste processo de economia. Fazer parte do conselho da Absolar neste momento é uma oportunidade de contribuir com o setor com objetivo de dar sustentação a este crescimento planejado, comenta. Kimura atualmente é responsável por toda estratégia comercial e de marketing da AXS Energia, que realiza trabalhos para o desenvolvimento do setor solar brasileiro. Para ele, um dos grandes desafios é combater alguns mitos em relação à energia solar, como a acessibilidade. “Grande parte da população ainda acredita que essa é uma alternativa inacessível do ponto de vista financeiro, o que não é verdade. Atualmente existem alternativas que facilitam o acesso. Na AXS, por exemplo, existem planos de energia por assinatura que dispensam investimentos e qualquer tipo de instalação. Basta fazer o cadastro via site para passar a usufruir de uma energia limpa e mais barata”, argumenta. A empresa atende clientes residenciais e pequenos comércios – com consumo entre 300 e 15.000 KWh por mês ou conta de energia acima de R$ 300. “Isso mostra que a energia solar veio para ficar e está acessível para todos”, finaliza. Sobre Rodrigo Kimura Engenheiro Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com MBA em Gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Possui 20 anos de experiência nos segmentos de geração e transmissão de energia. No segmento de energia solar, atuou na implantação de 500MW de potência instalada (energia suficiente para atender 500 mil residências) e, na geração distribuída, foi responsável pela implantação de 4 mil usinas de micro e minigeração nos segmentos residenciais e comerciais. Atualmente, é diretor comercial e de marketing da AXS Energia, e membro do Conselho de Administração da ABSOLAR.

Rodrigo Kimura – Divulgação. Maior entidade representativa do setor solar fotovoltaico no país, a ABSOLAR – Associação Brasileira…