Crédito da foto: arquivo pessoal.
Guilherme Vital, publicitário e especialista em marketing digital
Cada vez mais, o empreendedorismo faz parte da vida dos brasileiros. Segundo pesquisas, empreender faz parte do sonho de vida de muitos, assim como casa, carro e viagens. Embora existam pesquisas, relatos e reportagens sobre a dura realidade do empreendedor, quem de fato desbrava nesse caminho, de alguma forma acredita que conseguirá superar os obstáculos.
É fato que uma história contada, parece ser menos dolorosa do que algo que está sendo vivido. Acrescente aí, um elemento inédito para as gerações atuais que é a pandemia. Foram e ainda estão acontecendo várias fases dentro deste período que ninguém ainda sabe quando será o fim. Muitas empresas passaram/ainda passam por dificuldades para se manter no mercado atual. E, outras que nasceram poucos meses ou dias antes da pandemia.
Segundo pesquisas do Sebrae, em média, a taxa de mortalidade das empresas que chegam a 5 anos de existência, é de 30%. Isso, antes do Covid. Dados recentes apontam uma taxa maior de mortalidade para 40%. Vale ressaltar que essa informação é parcial, pois ainda estamos vivendo este desafio.
Por outro lado, existe uma pesquisa do Sebrae e FGV mostrando que 70% das pequenas empresas encontraram na internet uma alternativa para realizar suas vendas. A mudança repentina de cenário despertou, em muitos empreendedores, a necessidade de se reinventar. Tudo foi muito dinâmico, pois a estratégia e resultados deveriam ser criados e executados em curto espaço de tempo para conseguir acompanhar o fôlego financeiro de cada negócio.
O empreendedor começou a enxergar a internet com outros olhos. A web deixou de ser um coadjuvante na rotina empresarial, usada principalmente como meio de comunicação, e passou a assumir o papel principal na estratégia. Agora, o mundo digital faz parte de muitas empresas. Canais até então vistos como entretenimento, estão cada vez mais se mostrando como meios para as vendas. É o caso do WhatsApp, que é a ferramenta preferida pelos donos de pequenos negócios. Seguido pelo Instagram, Facebook e site próprio.
Por trás desse exemplo de superação humana, acontece algo surpreendente. A visão de marketing para o negócio. Para preparar uma divulgação virtual da empresa, produto ou serviço, exige-se um esforço de pensamento estratégico para o negócio sob o ponto de vista do cliente. Talvez, para muitos, este foi um momento único em que o dono da empresa começou a olhar para seu negócio na visão do cliente.
E como diz Einstein “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Quem sabe após esse momento, nossa geração de empreendedores brasileiros criaram um mecanismo de mutação capaz de aumentar as taxas de sucesso de uma pequena empresa no país.
Para saber mais sobre empreendedorismo digital acesse www.timemarketing.com.