Baianas Ozadas – Júlia Lanari.
Maíra Fernandes, consultora do bloco e especialista em gênero e interseccionalidades, conduzirá a conversa nesta terça-feira, 18/02, às 19h, no Auditório da Cemig, com entrada franca
O bloco Baianas Ozadas, que neste ano traz o tema “Mulher, você gera o mundo: mais respeito, mais amor”, vai promover uma importante palestra intitulada “Carnaval Livre de Assédio e Violências Contra as Mulheres”, nesta terça-feira, 18 de fevereiro, às 19h, no Auditório da Cemig (Rua Alvarenga Peixoto, 1200, bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte). O evento, com entrada gratuita, será conduzido por Maíra Fernandes, consultora do bloco e especialista em gênero e interseccionalidades, que esteve à frente da equipe do programa estadual “Fale Agora” e atualmente desenvolve trabalhos junto à ONU Brasil sobre a temática.
Para Maíra Fernandes, o tema da palestra deve ser discutido não só no carnaval, mas em todos os dias do ano. “As mulheres sofrem violência todos os dias por serem mulheres. Ainda existe na nossa sociedade essa ideia machista de que o corpo da mulher está à disposição para ser tocado, para ser usado, e não é verdade. Infelizmente, muitos homens ficam insistindo em cantadas mesmo depois do não, tentam passar a mão, forçam um beijo ou outro contato íntimo, e isso fere a dignidade das mulheres. O carnaval não deveria ser um ambiente, assim, de desrespeito, de violência. As mulheres deveriam se sentir seguras para poder sair, beber, curtir os cortejos com suas amigas e amigos, sem esse medo de serem violentadas. Então, quando Baianas Ozadas traz essa temática de valorização do feminino, de respeito ao corpo das mulheres, está contribuindo para que a gente transforme essa sociedade, a torne mais segura e, de fato, mais igualitária”, pontua a especialista.
Homenagens