Cavalos são aliados no tratamento de pessoas com deficiência intelectual no Censa Betim

0
1409

A equoterapia traz excelentes resultados de desenvolvimento dos educandos da instituição

Não é de hoje que ouvimos falar sobre os benefícios do convívio dos humanos com os animais. Muitos dos bichos são considerados pela medicina como um grande aliado em diferentes tratamentos de saúde. No Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção a filosofia não poderia ser diferente. O lugar reconhecido pelo acolhimento e educação socializadora de pessoas com deficiência intelectual há anos dispõe de uma modalidade que usa o cavalo como meio de terapia e agrada não só os educandos, mas toda a equipe técnica do centro.

Conhecida como “equoterapia”, o método terapêutico com abordagem interdisciplinar ganhou as atenções da equipe do Censa por exigir do praticante a participação do corpo inteiro. Uma observação que tem colocado em evidência a presença do cavalo nos excelentes resultados de desenvolvimento das atividades motoras dos educandos. Carla Braz, fisioterapeuta da equipe do CET – Centro de Equoterapia Talentos, atuante no Censa Betim explica: “O cavalo não é só fonte de esporte ou diversão, mas útil, também, quando o assunto é saúde. Aqui no CENSA vemos muitos avanços nos casos de educandos com deficiência intelectual. Em alguns casos, temos indivíduos mais agitados ou com dificuldades de concentração e a terapia com o animal ajuda a desenvolver a mente e corpo e trabalhar a concentração”.

Segundo a fisioterapeuta, a atividade faz parte da proposta diferenciada de atividades esportivas e recreativas do Centro. E a prática da modalidade, cientificamente foi comprovada pela sua contribuição para o desenvolvimento de várias cadeias da deficiência como a força, o tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. Na prática, o ambiente e a formação da equipe devem seguir normas específicas que garantam a segurança e o acolhimento do educando. No CENSA Betim, cada sessão é acompanhada por, no mínimo, três profissionais de diferentes categorias: a equitação, a fisioterapia e a psicologia.

“Realizar a equoterapia no CENSA é um privilégio, pois estamos rodeados de profissionais comprometidos que buscam o melhor para os educandos. Por isso eu ressalto que trabalhar com os cavalos e com pessoas com deficiência intelectual é um presente pra mim, já que a cada atendimento, nós profissionais é quem aprendemos com eles! Cada praticante tem suas limitações, assim como também potencialidades que são valorizadas sessão por sessão. Por isso, a terapia com o animal significa permitir o desenvolvimento não somente físico, como também emocional, social e educacional. Abrangendo assim, a pessoa como um todo!” explica Carla Braz.

Além da equoterapia, o lugar oferece também durante todo o ano oficinas de teatro, música, artesanato e esportes adaptados em uma proposta diferenciada de escolaridade com o objetivo de desenvolver ao máximo as potencialidades dos educandos. Com atendimento particular, o CENSA cumpre a missão de apoiar e garantir a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual, tudo isso em um ambiente familiar e integrado à natureza. Por isso, o Centro conta com uma equipe multidisciplinar regada de profissionais como psiquiatra, clínico geral, psicóloga, enfermeira, nutricionista, farmacêutica, musicoterapeuta, fisioterapeuta, pedagoga e fonoaudióloga. A instituição oferta diferentes modalidades de atendimento.

Censa Betim

Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção

Endereço: Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N | Betim – MG

Telefone: (31) 3529-3500

E-mail: [email protected]

Artigo anteriorFestival Brasil Sertanejo tem ingressos mais baratos até 10 de abril
Próximo artigoDanilo Bottrel lança faixa do DVD com participação de Fernando Zor, da dupla Fernando & Sorocaba
[ Jornalista e Editor do portal do programa Momento Celebridades | TV Band Minas (em BH/MG)]. - Graduação: Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Universidade Europeia Miguel de Cervantes/UEMC), Doutorado Prof. em Ciências Sociais e Políticas (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora no "CulturalizaBH/Portal UAI" e na "TV Balcão" com a coluna "Crítica Musical" falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. É também apaixonado por Sociologia, tanto que de sua graduação em Ciências Sociais: Sociologia, se tornou colunista de Opinião & Comportamento do portal da "RedeTV!" e "Rondônia Digital" e desta coluna, nasceu o "E-book: Sociedade Conectada: a Influência da Internet no Cotidiano". Da Economia, área ao qual foi repórter e sub-editor, se tornou colunista no "Divulga Gerais" após sua graduação em Ciências Econômicas: Economia. É colaborador de Jornais/Portais de Notícias, Diretor do Grupo Conteúdo - Agência de Notícias - Sites e também editora e assina matérias em alguns jornais de Minas Gerais e do Brasil. A escrita é sua maior base e paixão no Jornalismo. [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here