Sem Cirurgia: confira os tratamentos para combater as varizes

0
2138

Especialista indica duas técnicas sem cortes e eficazes

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, quase metade das mulheres e cerca de 30% dos homens, no Brasil, sofrem com o surgimento das varizes. Esse transtorno causa diversos problemas que atrapalham inúmeros aspectos da qualidade de vida do indivíduo, além de afetar a autoestima. A forma mais conhecida de tratamento é através de cirurgia. Mas será que essa é a única opção?

De acordo com o angiologista e diretor da Clínica AngioGold, Carlos Eduardo, muitos pacientes podem ficar com medo ao ouvir a palavra “cirurgia”. “Toda cirurgia carrega consigo algum risco, mesmo que pequeno. O fato de ter que lidar com procedimentos invasivos, que necessitam de agulhas, cortes, entre outros instrumentos, provoca certa ansiedade no paciente. Isso é normal”, comentou o especialista.

Alternativa

A boa notícia é que, segundo o médico, dois métodos simples e não cirúrgicos tem se provado cada vez mais eficaz e com efeitos similares ao da cirurgia. Os tratamentos conhecidos como Escleroterapia e Esclerose com Espuma Densa se tornaram os preferidos do público e também os mais indicados por especialistas. “Com esses procedimentos, injetamos uma espécie de espuma no local, que nada mais é que um remédio que auxilia na secagem da veia e elimina as varizes”, explicou Carlos Eduardo.

Outro ponto positivo desses métodos está relacionado a recuperação. “O paciente nem precisa de longas horas de recuperação. Geralmente, após a realização do procedimento, já é possível sair andando e fazer atividades normais do dia-a-dia”,acrescentou.

Indicações

O médico ressalta que o tratamento pode ser realizado, principalmente, em casos avançados da doença em que há risco do desenvolvimento de úlceras. “O paciente deve passar por avaliação antes, assim como em qualquer procedimento clínico. Dessa forma, é possível avaliar a quantidade de remédio necessária em cada caso”, finalizou o angiologista.

Fonte: Carlos Eduardo Jorge, professor, médico angiologista e diretor da Clínica AngioGold, em Belo Horizonte.