Santuário do Caraça celebra o Jubileu de Nossa Senhora Mãe dos Homens

0
2064

Evento para toda a família acontece de 27 de setembro a 5 de outubro; além da natureza exuberante e de toda a riqueza histórica, o local possui estrutura completa para receber turistas, com auditórios, restaurante, serviços de buffet e hospedagem

O Santuário do Caraça, situado a cerca de 120 Km de Belo Horizonte, entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, é conhecido no Brasil e no mundo pelas suas belezas naturais e pela riqueza histórica do local. Mas, além disso, o ponto, que encanta os cerca de 70 mil visitantes que passam por ali todos os anos, oferece, além de atividades, como o turismo pedagógico, caminhadas pelas matas e a possibilidade de um vasto conhecimento, por meio de sua afamada biblioteca, ainda outros atrativos, como, o turismo religioso, fomentado pela celebração da Paixão de Cristo e pelo extraordinário Jubileu de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de 27 de setembro a 5 de outubro deste ano.

A celebração de 2019 terá uma grade especial com missas programadas durante os 10 dias de evento. Além disso, haverá também o lançamento do livro “Da Arte de Educar: A Escola do Caraça”, do brilhante ex-Aluno Dr. José Pedro A. de Araujosilva , que analisa em profundidade o que foi o trabalho educacional realizado no Caraça, desde 1820. Já no último dia de Jubileu de Nossa Senhora Mãe dos Homens, será realizada a grande festa, com uma “Carreata” saindo de Barra Feliz, que oferecerá também a “Bênção dos Automóveis”, a apresentação do coral – “Meninas Cantoras de Lavras”. Tudo culminará com a “Missa Festiva”.

O turista que for ao Santuário do Caraça para participar do Jubileu de Nossa Senhora Mãe dos Homens, além da realidade religiosa, poderá conhecer um pouco da história do local, que teve início por volta do ano de 1774, quando o Irmão Lourenço de Nossa Senhora começou a construção do “hospício”, como então era chamada a hospedaria para acolher peregrinos, e uma Ermida–capela barroca, dedicada a Nossa Senhora Mãe dos Homens. Posteriormente houve o prestigiado Colégio e o Seminário. O complexo do Caraça mantém até hoje sua essência, proporcionando às pessoas a chance de interagir com sua história.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, em que há diversas espécies da fauna e da flora, algumas encontradas somente na área da Reserva, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado, onde também há campos rupestres. Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos.

Programação do Jubileu de Nossa Senhora Mãe dos Homens

– Novena:

27 de setembro, sexta

18h – Missa do 1º dia de novena

28 de setembro, sábado

15h – Missa do 2º dia de novena

29 de setembro, domingo

11h – Missa do 3º dia de novena

30 de setembro, segunda

18h – Missa do 4º dia de novena

1º de outubro, terça

18h – Missa do 5º dia de novena

2 de outubro, quarta

18h – Missa do 6º dia de novena

3 de outubro, quinta

18h – Missa do 7º dia de novena

4 de outubro, sexta

18h – Missa do 8º dia de novena

5 de outubro, sábado

15h – Lançamento do livro

“Da Arte de Educar: A Escola do Caraça”

18h – Missa do 9º dia de novena

*Participação da AEALAC – Associação dos Ex-Alunos dos Lazaristas e dos Amigos do Caraça

– Festa:

6 de outubro, domingo

9h30 – Carreata saindo de Barra Feliz

– Bênção dos Automóveis

– Apresentação do Coral- Meninas Cantoras de Lavras

11h – Missa Festiva

Serviço

Jubileu de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Data: de 27 de setembro a 5 de outubro

Santuário do Caraça

Local: Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35960-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do cômodo acesso por trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais/MG)

Horário para visitação: Todos os dias, das 8h às 17h

Taxa de entrada: a partir de R$ 12,00 (em dias de semana)

Mais informações: www.santuariodocaraca.com.br

Instagram: @santuariodocaraca

Facebook: www.facebook.com/complexosantuariocaraca/

Reservas: [email protected]