Crítica Musical | Duran Duran: “Notorious” faz 33 anos sendo “até hoje” um álbum indispensável para os amantes do Pop

0
3624
Trabalho traz os hits “Notorious”, “American Science”, “Skin Trade”, “A Matter Of Feeling”, “Hold Me”, “Vertigo (Do The Demolition)”, “So Misled” e “Proposition”

 

Coluna: ‘Crítica Musical’
Jornalista | Colunista | Editor:
Felipe de Jesus
Siga: @felipe_jesusjornalista
*Especial de 33 anos do álbum “Notorious (1986)” do Duran Duran*

 

Falar do cenário musical dos anos de 1980 sem citar o “Duran Duran” é cometer a mais pura injustiça! Primeiro, porque o grupo foi um dos percussores do Rock/Pop, juntamente com o U2, Simple Minds, Simply Red, The Cure, Erasure, Depeche Mode e outras bandas de sucesso da mesma época. Segundo, porque a banda ditou moda, tanto pelas vestimentas, quanto pelos cabelos modernos, mas também pela quantidade de hits emplacados de uma vez só nas rádios e na MTV. Prova disso está em “Notorious (1986)”, um dos trabalhos mais destacáveis e lembrados por admiradores do grupo. O 4º álbum da banda foi tão bem sucedido, inclusive no Brasil, que pela quantidade de hits, dava até a impressão de ser uma coletânea para quem não conhecia a discografia do Duran Duran. Produzido por Nile Rodgers, da banda Chic (que trouxe um termo entre o Synthpop e Funk para o grupo), o álbum alcançou a 16ª posição na parada britânica e 12ª na parada estadunidense. Cerca de 99% dos usuários do Google gostam do álbum.

Mostrando a que veio, “Notorious (1986)”, já começa muito bem com a faixa que intitula o álbum. “Notorious” até hoje é uma canção que empolga na audição. Primeiro pelo vocal de ‎Simon Le Bon‎, que aliás, não mudou nada com o passar dos anos e pela guitarra de Warren Cuccurullo e Nile Rodgers  (que está bem dance). Em seguida eles trazem “American Science”, que é uma das minhas favoritas do grupo. Além dos trompetes, mais uma vez os toques de guitarra são certeiros e se encaixam perfeitamente na canção. O refrão é ótimo! Com “Skin Trade”, o grupo dá uma tranquilizada no som do álbum e o jogo de voz de Simon Le Bon, “mais fina” é sensacional. Lembra um pouco o que o cantor Bono Vox, do U2, faz na canção “Lemon” do ano de 1993. Eu adoro essa canção, ela é incrível! Chegando em “A Matter Of Feeling”, o Duran Duran traz nesse hit mais lento, toda a sua magnitude para canções mais românticas, ou como já conhecemos, baladas inesquecíveis. Você pode até dizer que não conhece o nome da música, mas se tem mais de 30 anos, vai lembrar do refrão, até por que, a música fez parte da Telenovela Mandala, do ano de 1987, produzida pela TV Rede Globo.

Em “Hold Me”, que não foi um hit (pelo que me lembro) tocado em rádios ou usado em alguma coletânea do grupo, temos mais uma vez, a força das batidas eletrônicas de bateria mesclada nas guitarras de Warren Cuccurullo e Nile Rodgers. Mais uma vez a voz de ‎Simon Le Bon‎ encanta pela afinidade. Uma canção que eu gosto demais desse álbum! Com “Vertigo (Do The Demolition), o grupo mantém a mesma linha sonora até então. A faixa também é ótima para se curtir. Refrão fácil de se guardar e para mim, quase “chiclete”, de tão boa que é! “So Misled” acompanha a mesma intensidade sonora da faixa anterior. Seu refrão é demais! Em “Meet El Presidente”, os sons de guitarra e a bateria eletrônica tomam conta da canção. Mais um sucesso que merece a total atenção do ouvinte. Para fechar eles trazem “Winter Marches On”, que é mais uma baladinha do álbum e com “Proposition”, eles deixam um gostinho de quero mais.

Avaliação || 

Sempre gostei muito do Duran Duran, e “Notorious (1986)” se tornou “durante um tempo”, quase que um disco de bolso, de tanto que eu ouvi. Minha primeira audição se deu através do vinil, que comprei ou ganhei (não me lembro) e logo de início, gostei demais! Dele indico os hits: “Notorious”, “American Science”, “Skin Trade”, “A Matter Of Feeling”, “Hold Me”, “Vertigo (Do The Demolition)”, “So Misled” e “Proposition”. Dou cinco estrelas (máxima), pois, conseguir produzir um trabalho com tantos sucessos ao mesmo tempo não é para qualquer um e o Duran Duran fez isso muito bem. Se você ainda não ouviu o álbum, não perca mais tempo e, se entregue a sonoridade do grupo que acompanha “até hoje” as tendências e mudanças musicais. Ou seja, uma obra essencial para os amantes do Pop. Álbum disponível no formato físico e nas plataformas digitais.

Fotos: Duran Duran
Até a próxima Crítica Musical.
A coluna é publicada neste espaço toda semana.

 

Se você ainda não ouviu o álbum “Notorious (1986)”
do Duran Duran, confira!