Estresse pode afetar a saúde da pele

0
164

Períodos conturbados podem gerar ansiedade e provocar diversos problemas em nossa pele; confira dicas de como contornar essa situação

A relação entre saúde mental e física é mais estreita do que imaginamos. Quando as emoções estão fora de controle ou o estresse toma conta, a pele pode ser o primeiro órgão afetado. É possível notar mudanças como o surgimento de acne, coceiras, manchas, entre outras doenças mais sérias. Então, como se proteger e manter a pele saudável nessa fase em que todos estamos tão ansiosos?

De acordo com o dermatologista Fábio Gontijo, o estresse pode provocar alterações hormonais e, consequentemente, prejudicar alguns órgãos – entre eles a pele. “Como essa é a parte do corpo mais visível, é comum notar as mudanças primeiramente nela. O estresse pode fazer com que os poros fiquem mais dilatados, a pele fique sem brilho, ressecada e mais grossa. Tudo isso faz com que manchas, acne, olheiras e dermatites apareçam com maior facilidade”, completa.

O que fazer?

O especialista indica que a melhor forma de evitar danos à pele causados pelo estresse é unindo cuidados físicos e emocionais. “É fundamental sempre buscar ajuda profissional para cuidar da saúde física e da mente. Portanto, manter contato regular com um psicólogo é tão importante quanto conversar com um dermatologista frequentemente”, garante.

Além disso, manter cuidados básicos, com o uso de hidratantes, uma boa noite de sono, alimentação saudável, entre outros, é essencial para manter a saúde. “Esses são hábitos que irão auxiliar em todo corpo”, ressalta.

Fonte: Fábio Gontijo, Médico Dermatologista, formado pela UFMG em 2009, Dermatologista Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD), Especialista em Oncodermatologia pelo Hospital Albert Einstein, com MBA em Gestão em Saúde pela FGV.

Contato: www.fabiogontijo.com.br ou @dr.fabio.gontijo no Instagram

Artigo anteriorEducação: Vestibular online da Estácio tem condições especiais no mês dos namorados
Próximo artigoDia dos Namorados dentro de casa estimula a criatividade dos casais
[ Jornalista e Editor do portal do programa Momento Celebridades | TV Band Minas (em BH/MG)]. - Graduação: Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Universidade Europeia Miguel de Cervantes/UEMC), Doutorado Prof. em Ciências Sociais e Políticas (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora no "CulturalizaBH/Portal UAI" e na "TV Balcão" com a coluna "Crítica Musical" falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. É também apaixonado por Sociologia, tanto que de sua graduação em Ciências Sociais: Sociologia, se tornou colunista de Opinião & Comportamento do portal da "RedeTV!" e "Rondônia Digital" e desta coluna, nasceu o "E-book: Sociedade Conectada: a Influência da Internet no Cotidiano". Da Economia, área ao qual foi repórter e sub-editor, se tornou colunista no "Divulga Gerais" após sua graduação em Ciências Econômicas: Economia. É colaborador de Jornais/Portais de Notícias, Diretor do Grupo Conteúdo - Agência de Notícias - Sites e também editora e assina matérias em alguns jornais de Minas Gerais e do Brasil. A escrita é sua maior base e paixão no Jornalismo. [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here