Estresse pode afetar a saúde da pele

0
1401

Períodos conturbados podem gerar ansiedade e provocar diversos problemas em nossa pele; confira dicas de como contornar essa situação

A relação entre saúde mental e física é mais estreita do que imaginamos. Quando as emoções estão fora de controle ou o estresse toma conta, a pele pode ser o primeiro órgão afetado. É possível notar mudanças como o surgimento de acne, coceiras, manchas, entre outras doenças mais sérias. Então, como se proteger e manter a pele saudável nessa fase em que todos estamos tão ansiosos?

De acordo com o dermatologista Fábio Gontijo, o estresse pode provocar alterações hormonais e, consequentemente, prejudicar alguns órgãos – entre eles a pele. “Como essa é a parte do corpo mais visível, é comum notar as mudanças primeiramente nela. O estresse pode fazer com que os poros fiquem mais dilatados, a pele fique sem brilho, ressecada e mais grossa. Tudo isso faz com que manchas, acne, olheiras e dermatites apareçam com maior facilidade”, completa.

O que fazer?

O especialista indica que a melhor forma de evitar danos à pele causados pelo estresse é unindo cuidados físicos e emocionais. “É fundamental sempre buscar ajuda profissional para cuidar da saúde física e da mente. Portanto, manter contato regular com um psicólogo é tão importante quanto conversar com um dermatologista frequentemente”, garante.

Além disso, manter cuidados básicos, com o uso de hidratantes, uma boa noite de sono, alimentação saudável, entre outros, é essencial para manter a saúde. “Esses são hábitos que irão auxiliar em todo corpo”, ressalta.

Fonte: Fábio Gontijo, Médico Dermatologista, formado pela UFMG em 2009, Dermatologista Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD), Especialista em Oncodermatologia pelo Hospital Albert Einstein, com MBA em Gestão em Saúde pela FGV.

Contato: www.fabiogontijo.com.br ou @dr.fabio.gontijo no Instagram