Caminho sem volta

0
3912

Rumenigue Marchioro – Gerente de Marketing do Shopping Estação BH brMalls – Crédito: Bárbara Dutra. 

Mesmo após a retomada do comércio na capital, meios de vendas digitais lançados durante a pandemia seguem como alternativa de compras, levando mais agilidade, segurança e fortalecendo a relação entre marcas e clientes

As idas e vindas do funcionamento do comércio têm desafiado os lojistas da capital, sobretudo aqueles que dependem exclusivamente dos pontos físicos. Aliadas nos períodos mais restritivos, as ferramentas desenvolvidas para auxiliá-los nas vendas on-line tornaram-se as únicas saídas para garantir alguma renda durante o isolamento social. Entretanto, os meios digitais prometem cravar seu espaço de forma definitiva no dia a dia, tanto dos empreendedores quanto dos clientes, mesmo após a retomada das atividades presenciais.

No Shopping Estação BH, expoente do vetor norte na cidade, o Delivery Center, plataforma especializada em logística, reafirma sua importância em mais uma temporada desafiadora para o varejo. Com 30 lojas credenciadas em seu ecossistema, entre elas Samsung, O Boticário, World Tennis e Leitura, a startup promove a multicanalidade ao integrar as vendas feitas pela internet à central de distribuição localizada no estacionamento do mall.

“Com o QG localizado no interior do Estação BH (estacionamento do piso G1), a central de pedidos funciona coordenada pelo profissional shopper que, assim que identificada a venda, coleta o pacote e organiza a logística das mercadorias, despachando pelos entregadores”, explica o gerente de marketing do Estação BH, Rumenigue Marchioro, destacando que um dos diferenciais do serviço é a entrega expressa, em que o cliente pode receber seu produto com segurança e comodidade no endereço escolhido no mesmo dia ou, em alguns casos, em até 2 horas da compra finalizada. “O Delivery Center atua em toda BH e, atende um raio de 30km do shopping, possibilitando o atendimento de cidades do entorno como Vespasiano, Lagoa Santa, Contagem e Santa Luzia”, conta Marchioro.

O recurso é um facilitador também para o lojista que, ao aderir ao Delivery Center, integra seus canais de vendas em uma única plataforma, com a vantagem de ter suporte tecnológico e até consultoria, além da expertise na logística. “Embora a plataforma tenha ganhado força durante a pandemia, sabemos que as vendas digitais são um caminho sem volta, já que agregam valor tanto para os nossos lojistas, que passam a contar com um canal extra de vendas, quanto para os clientes, que realizam suas compras em poucos cliques e de onde estiverem”, analisa o executivo do Estação BH.

Outras alternativas

O Shopping Del Rey também abriu uma nova porta de entrada para seus consumidores durante a pandemia. O site do empreendimento conta com uma página de acesso rápido aos canais online dos lojistas. Por meio deles, o cliente pode realizar suas compras, com atendimento personalizado em cada loja e a possibilidade de entrega dos produtos com rapidez e segurança. “Os hábitos de consumo que emergiram do isolamento social vieram para ficar e aceleraram o processo de digitalização de nossos lojistas. Muitos consumidores aprovaram a experiência de compra online, principalmente, por sua comodidade e segurança, e tem optado por essa alternativa mesmo após a reabertura”, revela Isabela Moreira, gerente de marketing do Shopping Del Rey.

O mall, localizado na região da Pampulha, também conta com os serviços da plataforma Delivery Center, além de outras modalidades de entrega, como delivery tradicional e o drive-thru. “Investimos em consultoria para orientar os nossos lojistas e em uma infraestrutura de apoio para viabilizar essas modalidades de entrega durante o período de fechamento do shopping. Sabemos que uma experiência não exclui a outra, elas se complementam, e quando bem trabalhadas podem representar novas oportunidades para o negócio”, enfatiza Isabela.

É o que tem feito Daniel Alvim, gerente da Polo Wear. A loja desenvolveu seus canais de atendimento online durante o lockdown e sentiu que a alternativa se manteve atraente, mesmo durante as datas comemorativas. “Muitos consumidores aderiram de vez a essa alternativa pela praticidade. O nosso time de vendas fica disponível para o atendimento e conversa em tempo real com o cliente, enviando imagens, tamanhos, opções de pagamento e entrega. Nesses casos, mantemos uma política de troca flexível e descomplicada, mas o índice de assertividade e satisfação com a compra são altos”, explica.

Artigo anteriorInstituição busca pessoas com deficiência para formar banco de talentos
Próximo artigoHerança gastronômica: Brocojó conquista visitantes do Santuário do Caraça
■ Jornalismo: (Apoio) ______________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT: Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] ______________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor Adv. [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial / Digital ] - "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)". ______________________________________________________________________ ■ Canal 'Crítica Musical' com Felipe de Jesus (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ ______________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista (FESBH), Publicitário (IPSP), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes), Economista (UNIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecomunicações & TV (F.Nossa Senhora Aparecida / EAD). ______________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here