Vacinação permite ao CENSA Betim liberar visitações a partir do dia 1º de março

0
1535

Natália Costa, diretora do CENSA Betim – Foto: Heberton Lopes.

Instituição reabre as portas para os familiares dos educandos após a aplicação do imunizante contra a Covid-19 em alunos e colaboradores; as regras sanitárias continuarão em vigor, como o distanciamento social, uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e a desinfecção constante dos espaços

Depois de quase um ano sem poder receber familiares e amigos dos educandos, o CENSA Betim, instituição é referência nacional há mais de 56 anos nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual, reabrirá as portas aos visitantes a partir do dia 1º de março. Isso, porque, a maior parte dos internos e todos os colaboradores já receberam a vacina contra o vírus SARS-COV-2, causador da Covid-19. As visitas obedecerão todas as regras sanitárias, uma vez que a pandemia ainda assola não só nossa cidade, mas toda a humanidade.

De acordo com a mestre em psicologia e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, os cuidados nesse momento são indispensáveis, uma vez que, mesmo vacinados, os educandos precisam de proteção. “Visando proteger nossos educandos e colaboradores, bem como assegurar que sejam cumpridas as regras sanitárias, tomaremos algumas medidas no CENSA para a visitação. As visitas deverão ser agendadas previamente e ocorrerão de segunda a sexta-feira no período da tarde. Reforço que serão admitidos até três visitantes por educando. Além disso, a duração das visitas não poderá exceder os horários pré-determinados, sendo disponibilizado dois por dia: de 14h às 15h e de 16h às 17h. Esse procedimento é necessário para mantermos o isolamento da comunidade do CENSA e a higienização do local das visitas”, explica.

Segundo Natália Costa, a recepção dos familiares ocorrerá em local determinado, estando proibida a circulação de visitantes nas dependências do CENSA. Além disso, estará totalmente vedado levar alimentos para o local.  “Para evitarmos qualquer tipo de risco, será aferida a temperatura de todo visitante que vier ao CENSA Betim no ato da entrada. Não será permitido o acesso de visitantes com sintomas gripais e todos deverão usar máscara durante todo o período da visita. Além disso, mantendo distanciamento do educando visitado para evitar qualquer tipo de risco. Lembrando que não será permitida a entrada de alimentos no local, bem como se alimentar durante a visita”, salienta.

A diretora do CENSA Betim alerta que a colaboração de todos no cumprimento das regras de visitação serão indispensáveis, uma vez que alguns educandos não foram vacinados por estarem fora da faixa etária do Programa Nacional de Imunização (PNI). “Solicitamos o bom senso e a colaboração de todos, pois, mesmo após a vacinação, o rigor do CENSA Betim no ato de reabertura deve-se a três fatores importantes. Primeiro: alguns educandos não foram vacinados por estarem fora da faixa etária do Programa Nacional de Imunização (PNI). Segundo: possuímos educandos com comorbidades e fatores de risco importantes, que os fragilizam para o contágio e terceiro: há novas variantes do coronavírus em circulação, com a eficácia da vacina ainda não totalmente conhecida para tais”, concluiu Natália Costa.

CENSA Betim

Fundado em 1964, o CENSA Betim é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. A instituição conta com uma equipe transdisciplinar, composta por profissionais da medicina, psicologia, psiquiatria, além de cuidadores e educadores. Se destaca por oferecer uma proposta diferenciada, com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato, em um ambiente familiar e integrado à natureza.

Site: www.censabetim.com.br

Instagram: www.instagram.com/censabetim

Facebook: www.facebook.com/censabetim