Dupla Criolina é convidada do CCBB Educativo em atividade do Múltiplo Ancestral

0
22

Criolina – Laila Razzo. 

Vídeo conta história das canções da dupla e estará disponível a partir de 27/11

A próxima edição do Múltiplo Ancestral, projeto do CCBB Educativo, será repleta de música e curiosidades. A dupla Criolina apresenta “Criolina Radiola em Transe”. O vídeo estará disponível a partir do dia 27 de novembro, às 10h, no site www.ccbbeducativo.com.

Em material produzido especialmente para o CCBB, em que a dupla Criolina conta histórias de suas canções compostas com o objetivo de celebrar personagens únicos da cidade como o pregoeiro, o radioleiro, a bike som, entre outros característicos personagens que fazem parte da vida e da memória do lugar.

Os pregoeiros são vendedores ambulantes que ficaram muito conhecidos em São Luís a partir do século XIX, e que levavam oralmente os anúncios de seus produtos para comprar ou vender, abasteciam os clientes com produtos diversos como: laranja, caranguejo, peixe, mingau de milho, jornal, doce, camarão, juçara, picolé, sorvete, etc.

As conversas são intercaladas com canções autorais da própria dupla Criolina seguindo a proposta tropicalista, aposta em seu sangue latino e amadurece a sonoridade creole que já vinham desenvolvendo, o Caribe e a Jamaica e São Luís. Som pautado na cultura da Radiola à cultura local tudo isso embrulhado num pacote contemporâneo, com o uso de ritmos globalizados.

Vindos do Maranhão, localizados a 2 graus da linha do Equador, em contato com a música creole, o Caribe e a Jamaica, o Criolina apresenta um som pautado na cultura da Radiola ou “sound system”, misturado ao afrobeat, à cultura local que vai do merengue ao tambor de crioula e toadas, tudo isso embrulhado num pacote contemporâneo, com o uso de beats eletrônicos e ritmos globalizados como funk, rock, ska, entre outros.

A dupla maranhense formada por Luciana Simões e Alê Muniz tem trilhado um caminho de conquistas e reconhecimento. Uma boa amostra disso foi a conquista do Prêmio de Música Brasileira 2011, na categoria melhor álbum com Cine Tropical que também foi eleito pelo jornal O Estado de São Paulo um dos 20 melhores CDs do ano de 2011. O disco foi contemplado por editais como o respeitado Rumos Itaú Cultural, que aponta os novos rumos da música brasileira e Prêmio do Projeto Pixinguinha (Funarte). Anualmente circula pelas capitais e pelo interior do Brasil a convite do SESC- SP e a convite de festivais como RECBEAT (PE), FEIRA MÚSICA BRASIL (MG), VIRADA CULTURAL(SP), CIRCUITO BNB (CE), FEIRA DA MÚSICA (CE), RIVAL (RJ), FESTIVAL PARATY LATINO (RJ).

Multiplicidade e riqueza de conteúdo no CCBB Educativo

Com o aumento de atividades online, o público do CCBB Educativo ganhou mais que praticidade e acessibilidade nos conteúdos disponíveis. A programação está ainda mais rica, uma vez que mais atrações foram incluídas e, com os participantes a distância, foi possível contar com especialistas de vários lugares do país, antes inviabilizados por questões de logística.

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Múltiplo Ancestral

Criolina Radiola em Transe

Com Criolina

Sábado, 27 de novembro, às 10h

Local: site do CCBB Educativo

Acesso: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 6 anos

Evento gratuito

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

 

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Sobre Circuito Liberdade

O Centro Cultural Banco do Brasil é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Artigo anteriorMostra de Música Barroca faz lançamento neste final de semana e fecha apresentações com chave de ouro
Próximo artigoBoulevard Shopping Bh realiza exposição “#PRETXSQUEINSPIRAM” em prol da consciência negra
■ Jornalismo: (Apoio) ______________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT: Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] ______________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor Adv. [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial / Digital ] - "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)". ______________________________________________________________________ ■ Canal 'Crítica Musical' com Felipe de Jesus (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ ______________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista (FESBH), Publicitário (IPSP), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes), Economista (UNIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecomunicações & TV (F.Nossa Senhora Aparecida / EAD). ______________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here