É possível fazer a foto perfeita pelo celular?

Fotógrafo dá dicas de como deixar o ambiente favorável na hora do clique

As fotos sempre estiveram presentes no dia a dia, seja para eternizar momentos, guardar de lembrança ou até mesmo para enfeitar uma moldura. Hoje em dia, é quase impossível alguém não ter um smartphone e sair por aí fotografando. Mas, sempre vem a dúvida: “Como ter a foto perfeita?”

A boa notícia é que é possível ter uma ótima foto por meio da câmera de celulares intermediários. “Primeiramente, você deve tirar a oleosidade da lente, e utilizar a câmera superior que fica na parte traseira do celular. Posicione o aparelho em algum local seguro, e faça a sua foto pelo temporizador”, sugere o fotógrafo Jean Assis.

Para aqueles que estão começando a se aventurar no universo da fotografia, é importante saber escolher bem o smartphone. “Você deve buscar um aparelho  que possa trocar a lente quando precisar e também utilizar o modo manual na sua configuração para aprimorar as fotos em seu aprendizado”, frisa.

Ângulo, luz e edição

Ao fazer uma foto é importante avaliar a posição da câmera em relação ao objeto ou pessoa. E, além do ângulo, a iluminação também precisa ser avaliada. “Você deve saber o que deseja enaltecer na sua imagem. Uma pessoa que quer ficar mais alta ou que tem pernas curtas, deve colocar o celular mais próximo do chão, para que a pessoa fotografada fique mais esbelta. Já na iluminação, é muito importante saber qual é o seu interesse, porque uma foto escura pode ter um pôr do sol muito mais bonito, por exemplo. Ao contrário das fotos que você deseja mostrar o rosto mais jovem sem marcas de expressão, onde a iluminação tem que estar mais homogênea e frontal”, aconselha o fotógrafo.

Para aqueles que ainda querem melhorar a qualidade e o efeito que pretendem passar por meio da fotografia, há dicas fáceis de edição. “Os programas mais usados por nós profissionais, são o lightroom e photoshop. Porém, hoje, existem programas bem simples de edição no celular, como o Facetune. Em alguns casos mais simples, o uso de filtros disponibilizados nas redes sociais, como Instagram, talvez já resolvem dentro da expectativa de cada indivíduo”, cita.

Caso queira algo diferente ou até mesmo fazer um book, o ideal é procurar um bom fotógrafo profissional. “Quando você precisar de uma boa fotografia, contrate um profissional especializado naquela área. Lembre-se que quando você precisa de um cirurgião plástico, não vai servir você procurar um cirurgião cardíaco”, brinca Jean.

Fonte: Jean Assis, especialista em foto publicitária e proprietário do Studio de foto e vídeo Jean Assis (@jeanassis).

Foto preto e branco: Jean Assis. 

Total
0
Shares
Related Posts