IOS abre 200 vagas para curso de formação profissional para jovens e pessoas com deficiência de BH

0
268

A unidade do Instituto da Oportunidade Social (IOS) de Belo Horizonte (MG) acaba de abrir, as inscrições para o curso de Gestão Administrativa com software ERP (amplamente utilizado pelas empresas), que ocorrerá ao longo do primeiro semestre, em formato presencial. As inscrições devem ser realizadas até o próximo dia 14 de fevereiro no site do IOS (clique para se inscrever).

Podem participar jovens de 15 a 29 anos e pessoas com deficiência a partir de 16 anos, desde que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio na rede pública (detalhes abaixo). Os cursos do IOS BH serão realizados nas Unidades da PUC Minas São Gabriel (Rua Walter Ianni, 255, Bairro São Gabriel) e Barreiro (Av. Afonso Vaz de Melo, 1.200 – Barreiro de Baixo), graças à parceria entre as duas instituições, anunciada este ano.

Conteúdo

Além de conteúdos de tecnologia e administração, passando pelo pacote Office e operacionalização de sistema de gestão empresarial ERP, a grade do curso também inclui conceitos administrativos de gestão e aulas de Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills). O objetivo é garantir o máximo de preparo para o mercado de trabalho, conforme explica a superintendente do IOS, Kelly Lopes.

“Todos os nossos cursos contemplam na grade curricular conceitos e práticas de vivência corporativa, que ensinam o aluno a elaborar e-mails, apresentações, participar de reuniões, ter visão de negócio e, até mesmo, desenvolver o briefing de um produto”, destaca.


Empregabilidade

Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca durante 3 anos após a formação do aluno, vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização. O IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, ampliando a renda dessas famílias em até 49%.

Em Belo Horizonte, por exemplo, mais de 1.600 jovens e pessoas com deficiência já foram formados para atuar nas áreas de TI e Administração. Em média, a empregabilidade é de 70% após a formação. Estudos do IOS apontam que, ao conquistarem o primeiro emprego, os formandos ampliam a renda familiar em até 49%.

Erika Monique é um exemplo

Aos 18 anos, a estudante Erika Monique conseguiu em 2021 o seu primeiro emprego como jovem aprendiz na área de RH de uma empresa de logística. A chance surgiu após concluir dois cursos oferecidos pelo IOS, ambos com o foco em administração e tecnologia. Ela diz que o IOS foi um “achado” que a ajudou a identificar sua vocação para atuar nessa área. O próximo passo que planeja é ingressar na universidade para cursar Gestão em Recursos Humanos.

Assim como Erika, outros cerca de 1.100 belo-horizontinos já tiveram encaminhamento para o mercado de trabalho graças a esse trabalho social, nos últimos 10 anos. A oferta de cursos, inclusive, é feita conforme a demanda das empresas, justamente para suprir a carência por profissionais.

Somente na área de TI, estima-se que até 2.024 esse setor deva empregar 421 mil pessoas (ou seja, mais de 140 mil vagas/ano). Porém, anualmente, apenas 46 mil pessoas obtêm esse tipo de formação, no Brasil – segundo dados da Brasscom.

Serviço:

Curso gratuito de Gestão Administrativa com software ERP

Público: jovens de 15 a 29 anos e pessoas com deficiência a partir de 16 anos

Vagas: 200 vagas

Duração: seis meses

Inscrições: até 14 de fevereiro

Link: (clique para se inscrever)

Central de Atendimento – ​WhatsApp: (31) 99705-9270.

Sobre o IOS

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, desde 1998 o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social), o IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora -, Dell, Microsoft e Zendesk. Juntam-se a este grupo empresas que realizam doações via Incentivo Fiscal, como a Arcos Dorados, BASF, Banco IRB, Brasilprev, Cielo, CTG, Clear Corretora, Hyundai, IBM, Instituto Center Norte, Isa CTEEP, Mattos Filho, Mercado Livre, Vale, entre outras. Mais informações (clique aqui).