Por que aderir a decoração sustentável?

Entenda a importância de investir em móveis ecologicamentes corretos para sua casa 

 

Cada vez mais as pessoas estão atentas à preservação  do meio ambiente. Por essa razão, o consumo sustentável é fator decisivo de compra para 32% dos brasileiros. O dado é de um estudo da Nielsen e mostra que a preocupação com a sustentabilidade tem aumentado cada vez mais. O comportamento se estende à decoração, com aumento da busca por materiais e processos que não geram impactos negativos à natureza.

 

O pensamento sustentável relacionado a móveis, pressupõe alguns quesitos importantes – as matérias-primas utilizadas, os processos produtivos, a durabilidade do produto final e a sustentabilidade social.

 

“Sobre os materiais, escolhemos aqueles que não prejudicam ou reduzem os impactos ambientais,  materiais reciclados como o aço, madeiras descartadas das podas de árvores, materiais obtidos de processos produtivos eficazes como é o caso a madeira compensada multilaminada ou ainda a madeira certificada que respeita às técnicas de manejo florestal adequadas”, explicam Andrea Chaves e Leonardo Mattos, sócios-proprietários da Emobilia.

 

Enquanto os processos tradicionais da indústria moveleira podem causar sérios impactos ambientais devido ao volume de resíduos gerados, desperdício de materiais e descarte de substâncias tóxicas, os processos produtivos dos móveis sustentáveis são desenhados para minimizar o prejuízo ao meio ambiente. O que acontece através da redução da produção de lixo, da realização do descarte de resíduos de maneira adequada ou ainda do uso de tecnologias que possam aumentar a durabilidade do produto final.

 

O principal objetivo da decoração sustentável é, além de conferir uma bela estética aos ambientes, proteger o planeta e garantir que as gerações futuras tenham a possibilidade de viver em um mundo no qual o meio ambiente seja preservado e respeitado.

 

Vantagens da decoração sustentável

 

  • Preservação de recursos naturais;

  • Estética para os ambientes de seu imóvel;

  • Evita o consumo e o descarte excessivos;

 

Andrea e Leonardo ressaltam que além da reutilização e da reciclagem de materiais, a tendência de decoração sustentável está relacionada à conscientização. Está diretamente ligada às compras, ao consumo, à utilização e ao descarte de recursos naturais e artificiais.

 

Fonte: Andrea Chaves e Leonardo Mattos, sócios-proprietários da Emobilia (@emobiliastore).

Foto crédito: Grutz Fotografia

Total
0
Shares
Related Posts